28 outubro 2015

Atribuição de Dominialidade Pública de vários percursos - Primeira fase do projeto denominado "Biografia da Paisagem"

Início do procedimento tendente a reconhecer e a atribuir a dominialidade pública aos percursos rurais sitos no concelho de Reguengos de Monsaraz, com as caraterísticas e localização seguinte:

1) ESCRITAS DE MOSTO E FIOS DE AZEITE - FREGUESIAS DE REGUENGOS DE MONSARAZ E CORVAL - 28, 10 KM: este percurso pretende valorizar a vinha e o olival, culturas por excelência do concelho de Reguengos de Monsaraz. O percurso em apreço tem início na cidade de Reguengos de Monsaraz, segue para Nascente até à Ribeira do Álamo, atravessa a aldeia de Carrapatelo e segue até à aldeia de São Pedro do Corval. Daqui, por paisagem vinhateira, passa novamente pela Ribeira do Álamo e entra nos limites geográficos da freguesia de Reguengos de Monsaraz, atravessando depois os Mendes . Segue rumo à aldeia de Perolivas passando a Ribeira da Caridade junto ao Monte e à Ermida de S. Romão;

2) ESCRITAS NOS REGUENGOS - FREGUESIAS DE REGUENGOS DE MONSARAZ , CORVAL E UNIÃO DAS FREGUESIAS DE CAMPO E CAMPINHO - 31,86 KM, este percurso pretende valorizar os Reguengos, os solos outrora pertencentes ao Rei, os solos mais férteis. O percurso em apreço tem início na cidade de Reguengos de Monsaraz, seguindo pelos Mendes, em direção ao Monte das Vidigueiras. Deste segue em direção ao Monte da Farisoa até à aldeia de Cumeada, seguindo até aos Mendes em direção à aldeia de Campinho e daqui para a Albufeira de Alqueva e para o Parque de Merendas de Campinho. Segue depois contornando a elevação que dá lugar ao marco geodésico denominado Albardeiros até chegar à Ermida de S. Amador e daqui para Yale Carneiro, Paço e Areias até à Ribeira da Sardinha, limite entre as freguesias de Corval e Reguengos de Monsaraz. A partir daqui segue até alcançar mais uma vez os Mendes até à cidade de Reguengos de Monsaraz, local onde termina o percurso;

3) ESCRITAS DE PEDRA E CAL - FREGUESIA DE MONSARAZ - 11,61 KM, este percurso pretende valorizar os monumentos megalíticos e a Vila de Monsaraz. O percurso em apreço tem início na Vila de Monsaraz, seguindo pelas ladeiras históricas até à aldeia de Telheiro e daqui rumo ao Convento da Orada e Cromeleque do Xerez até à aldeia de Outeiro, pela Ponte sobre a Ribeira da Pega e daqui em direção à aldeia da Barrada, passando pelo Menir do Outeiro. Da Aldeia da Barrada, e por entre o olival milenar da Pega chega-se à Estrada Real da qual se pode fazer um desvio até ao Menir da Belhoa. Regressando à Estrada Real, segue-se em direção à aldeia de Telheiro e daqui, e pela ladeira histórica chega-se novamente a Monsaraz, local onde termina o percurso;

4) ESCRITAS NO MONTADO - UNIÃO DAS FREGUESIAS DE CAMPO E CAMPINHO - 64,58 KM, este percurso pretende valorizar o Montado, paisagem por excelência na União de Freguesias de Campo e Campinho. O percurso em apreço tem início na aldeia de S. Marcos do Campo de onde segue até ao Barranco das Salamanquinas, iniciando-se depois uma subida até ao marco geodésico denominado Serra. Depois desce em direção ao Monte das Tabulinas até à Albufeira de Alqueva. Pelo caminho principal, segue novamente por entre montados a partir dos quais se opta por seguir o ramal até à Albufeira de Alqueva e limite Sul do concelho ou seguir pelo caminho principal até ao Roncão D'El Rei, Monte e Ermida da Casa de Bragança. Daqui pode optar-se, novamente, entre um ramal e o caminho principal. Pelo caminho principal chega-se à aldeia de São Marcos do Campo, onde termina o percurso. Optando pelo ramal passa pelo marco geodésico denominado Roncão ou pode seguir em direção à zona popularmente designada por Cabeças do Roncão.

5) ESCRITAS NO TRILHO DO FERRO - FREGUESIA DE REGUENGOS DE MONSARAZ - 4,14 KM, este percurso pretende valorizar a linha do caminho-de-ferro desativada, a qual estabelece a ligação entre a cidade de Reguengos de Monsaraz e a aldeia de Caridade. Da Aldeia de Caridade segue em direção ao marco geodésico denominado Barro, entrando numa paisagem vinhateira. Daqui segue rumo à cidade de Reguengos de Monsaraz, entrando na Aldeia de Cima, local onde termina o percurso;

6) ESCRITAS DE BARRO - FREGUESIA DE MONSARAZ E CORVAL - 29,92 KM, este percurso pretende valorizar os barros trabalhados nas olarias de S. Pedro do Corval, local onde tem início o percurso. Da aldeia de S. Pedro do Corval segue em direção à Rocha dos Namorados a partir da qual segue pelo caminho da Fonte Santa até à Ermida de S. Pedro e depois em direção ao Monte do Barrocal e ao Menir do Barrocal. Por entre o montado segue em direção ao complexo funerário das antas do Olival da Pega, passando a Ribeira da Pega e seguindo no sentido da aldeia de Motrinos até ao marco geodésico denominado Barrada. Descendo até ao sopé entra numa zona de montado disperso depois do qual se sobe até ao marco geodésico denominado Serra das Pedras. Daqui segue em direção à aldeia de Santo António do Baldio, a partir da qual e através de um pequeno ramal, se tem acesso à Ermida de S. Ildefonso. Regressando ao caminho principal segue em direção ao marco geodésico denominado Velez até à aldeia de S. Pedro do Corval, local onde termina o percurso;

7) ESCRITAS NO HORIZONTE - FREGUESIA DE MONSARAZ - 6,92 KM, este percurso pretende valorizar os elementos dominantes da paisagem realçando o sistema de vistas. O percurso em apreço tem início na Ermida de S. Bento, em Monsaraz, seguindo em direção a S. Lázaro e Sta. Catarina, Ermidas a Nascente de Monsaraz até alcançar o cromeleque do Xerez, contíguo ao Convento da Orada. Do Convento da Orada segue em direção à aldeia de Telheiro. Da aldeia de Telheiro segue em direção à Ermida de S. Sebastião a partir da qual se sobe a encosta até à Vila de Monsaraz , local onde termina o percurso.

Para os efeitos acima previstos, e durante o período de 10 (dez) dias úteis, contados a partir da afixação do presente Edital, poderão os interessados consultar no Gabinete Jurídico e de Auditoria do.

Município de Reguengos de Monsaraz, durante as horas normais de expediente (das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30) o processo e dirigir, por escrito, as suas reclamações, observações ou sugestões ao Senhor Presidente da Câmara Municipal.

Atribuição de Dominialidade Pública de vários percursos sitos no concelho de Reguengos de Monsaraz - Primeira fase do projeto denominado "Biografia da Paisagem" (edital de 28/10/2015