Resíduos

Utilize corretamente os contentores. É tão simples e melhora o ambiente ao seu redor!

Recolha indiferenciada de resíduos urbanos

O Município de Reguengos de Monsaraz é a entidade gestora e responsável pela recolha indiferenciada de resíduos urbanos na área do Concelho.

Esta recolha é entendida com a recolha de resíduos sem prévia seleção.

Os resíduos indiferenciados são os resíduos não recicláveis e que são recolhidos nos circuitos normais de recolha do "lixo".

O sistema de gestão dos resíduos indiferenciados inclui a sua recolha dos contentores e transporte à Estação de Transferência de Reguengos de Monsaraz, para posterior encaminhamento ao destino final, o Aterro Sanitário Intermunicipal, localizado em Évora.

Os resíduos indiferenciados, deverão ser depositados pelos munícipes nos contentores disponibilizados para o efeito, localizados na via pública. Para a deposição indiferenciada a Câmara Municipal coloca ao dispor contentores de superfície com capacidade de 800 litros e contentores semienterrados e enterrados de 3000 e 5000 litros.

A recolha indiferenciada de resíduos urbanos é efetuada de 2ª a sábado com horário entre as 06h00 e as 12h00. 


​Utilize corretamente os contentores. É tão simples!

1. Coloque sempre o seu lixo no interior dos contentores e não o deixe no chão. Se o contentor estiver cheio, procure outro contentor próximo ou deposite no dia seguinte;

2. Acondicione devidamente o lixo em sacos de plásticos fechados antes de o colocar nos contentores;

3. Não coloque cinzas e material incandescente nos contentores. Pode provocar um incêndio;

4. Mantenha o contentor sempre fechado, para evitar maus cheiros ou pragas de animais;

5. Não mude os contentores de local;

6. Não coloque anúncios publicitários nos contentores;

7. Os móveis velhos, eletrodomésticos fora de uso, resíduos verdes, e outros monos, são objeto de recolha especial. Não os abandone na via pública ou coloque junto dos contentores, nós procedemos à recolha em sua casa, de forma gratuita.
8. Utilize os ecopontos e contribua para a reciclagem.