Um dos melhores lugares do mundo no coração do grande lago!

“…os valores da cultura e da beleza natural constituem os grandes trunfos do luxo inteligente do turismo do século XXI”.

Sonu Shivdasani, presidente e fundador da Six Senses

 

É com grande orgulho que, em nome de todos os Reguenguenses, vos convido calorosamente a uma visita ao nosso Concelho.

Queremos acolher-vos com a genuína hospitalidade destas Gentes Alentejanas, com o nosso valioso património histórico, arquitetónico, arqueológico, paisagístico e ambiental e com a enorme riqueza etnográfica das artes e ofícios tradicionais …

Este Guia Turismo Reguengos de Monsaraz® pretende apresentar todas as potencialidades deste destino turístico de excelência no Coração do Grande Lago, nas quais podemos disfrutar da prática de várias atividades náuticas e de inesquecíveis passeios de barco por entre centenas de ilhas e recônditos recantos de um imenso lago que sabe muito bem cativar o nosso olhar.

O Concelho de Reguengos de Monsaraz proporciona uma excelente qualidade de vida aos seus habitantes e a todos os turistas que nos visitam, oferecendo um vasto conjunto de serviços e infraestruturas turísticas de elevada qualidade, ao nível da hotelaria, da restauração e do Enoturismo.

A Vila histórica de Monsaraz é, atualmente, a varanda do Grande Lago, constituindo-se num dos mais bonitos postais turísticos de Portugal. A sua envolvente deixa recuar o nosso imaginário por muitos séculos e a presença de mais de 150 monumentos megalíticos dá-nos o prazer de percorrermos estórias com mais de cinco mil anos, donde destacamos o Cromeleque do Xerez, o Menir do Barrocal, o segundo maior da Península Ibérica com 5,70m, as antas do Olival da Pêga ou o Menir da Belhoa…

Assumimos igualmente forte aposta em infraestruturas públicas: um Auditório Municipal que nos permite atualmente desenvolver ações no segmento do Turismo de Negócios; um moderno Centro Hípico; um Complexo de Piscinas; um Parque de Feiras e Exposições; o Palácio Rojão transformado em Biblioteca Municipal; o Museu Tauromáquico José Mestre Batista; e modernas instalações desportivas, sociais, educativas e de saúde em todo o Concelho.

A Olaria de São Pedro do Corval®, o maior centro oleiro de Portugal, conta atualmente com cerca de duas dezenas de olarias e com uma tradição cerâmica que remonta a tempos pré-históricos. Este grande centro oleiro é ainda um dos poucos sítios onde qualquer visitante pode ver, sem marcação prévia, a qualquer hora do dia, oleiros a trabalhar na roda, na sua atividade quotidiana, numa manifestação de autenticidade cultural que nos lembra, a cada momento, uma das mais antigas ligações do Homem com a natureza: a de moldar a terra.

E a nossa tradicional e apetecível gastronomia… Como é bom provar as migas alentejanas, o ensopado de borrego, o gaspacho, as açordas, o peixe do rio e as peças de caça como o coelho, a lebre, a perdiz ou o javali!

Devo ainda recordar que o Alentejo foi considerado um dos 21 melhores destinos do mundo para visitar em 2014 pela revista de viagens da National Geographic norte-americana.

Mais recentemente, a região do Alentejo foi ainda eleita como a “Melhor Região de Enoturismo do Mundo”, numa votação online, promovida pelo sítio de viagens do jornal norte-americano USA Today.

A Reserva Dark Sky® Alqueva, da qual faz parte o Município de Reguengos de Monsaraz, foi também reconhecida como a primeira Reserva do Mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo e que, como tal, vem atestar das caraterísticas únicas do céu noturno presente nesta zona do Alentejo.

 

José Calixto

Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz