Casa do Barro

Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval

​​A Olaria de São Pedro do Corval é uma referência do Concelho de Reguengos de Monsaraz, para além de representar um elemento da sua identidade e especificidade, constituindo-se numa mais-valia local. 

São Pedro do Corval, o maior centro oleiro da Península Ibérica, é uma aldeia com muitas vidas feitas em torno do barro. Conta atualmente com 21 olarias em funcionamento, estando a sua existência datada do período da dominação romana e árabe.

A criação do Centro Interpretativo da Olaria visa promover a olaria de São Pedro do Corval, assegurando a sua sustentabilidade, e preservar uma importante parte da cultura e história do Concelho. Tem ainda o propósito de divulgar e promover as suas gentes e tradições, proporcionando a todos os visitantes o conhecimento e a aprendizagem sobre a olaria e o barro.

Em S. Pedro do Corval, os artesãos trabalham peças em barro, dando continuidade à tradição multissecular de fabrico de louça tosca, vidrada e decorativa, que muitos garantem ter "extraordinário valor estético e etnográfico".

Constituindo um genuíno espelho da vida rural e dos costumes ancestrais, a olaria de S. Pedro do Corval, com o seu espírito muito próprio, as suas excecionais qualidades, são os responsáveis pela criação de peças de grande utilidade e efeito decorativo ímpar. Podemos aqui encontrar peças de barro trabalhadas por artesãos que mantêm a tradição secular de fabrico.

O Centro Interpretativo é o passo fulcral na preservação da arte oleira, que servirá de âncora a todos à atividade oleira, centrando informações que a todos sirvam e interessem, promovendo atividades diversas, tais como, “oficinas” para públicos diversos, palestras, musealização do espólio Corvalense. 

Será ainda, decisivo para o futuro da olaria de São Pedro do Corval promovendo e divulgando a olaria
enquanto património material e imaterial, potencializando uma intervenção ativa por parte dos oleiros.

O Centro interpretativo situa-se na principal via de São Pedro do Corval, numa antiga olaria.
Procedeu-se a uma reabilitação do espaço em questão de forma a torná-lo aprazível para todos os que visitam este local envolto em história e tradição oleira. Aqui poderemos encontrar pedaços da história desta comunidade, uma vez que, contempla dois fornos de lenha antigos, onde se cozia a louça de barro; encontramos também um tino onde se coava o barro e rodas de oleiro com as suas imponentes arquinas. A recuperação deste local permite recriar o ciclo do barro – da terra ao produto final. 

Ao entrar no edifício o visitante encontrará um balcão que funcionará como receção, aqui terá acesso a informação sobre a olaria de São Pedro do Corval. Este espaço irá permitir a articulação funcional direta com todos os outros espaços componentes do Centro interpretativo. 

Horário: todos os dias, 09h30-13h00 | 14h00-17h30

Contactos

Rua do Jardim, 32
7200-135 Corval 
GPS: ​​​38.446595,  -7.484201
Tel.  (+351) 266 508 040 | (+351) 961 248 195


Rua do Jardim, 32, São Pedro do Corval (​​​38.446848, -7.484262)

Informações Adicionais