Casa do Cante

Cantado em grupo e, originariamente, por homens do campo, o Cante conta através de modas a história do seu povo e do Alentejo.

No Alentejo, a história da região e das suas gentes é apregoada pelas ruas num convívio e tradição que subsistiu até aos nossos dias. Cantado em grupo e, originariamente, por homens do campo, o Cante conta através de modas a história do seu povo e do Alentejo.

O cante alentejano, classificado como Património Cultural Imaterial da UNESCO, evoca a vida dura dos alentejanos nos trabalhos agrícolas. Os "ranchos", grupos de pessoas que trabalhavam no campo, amenizavam a dureza do trabalho cantando a vozes os temas de vida.Este "cante" persistiu até aos nossos dias por influência dos grupos corais alentejanos, que são os "embaixadores" desta forma tão representativa da nossa tradição musical.

A "Casa do Cante" é um espaço que visa a promoção, exaltação e estudo do cante alentejano. Resulta da requalificação e adaptação da antiga Escola Primária do Telheiro para sede social do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz. É neste local que o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz realiza os seus ensaios e recebe os visitantes. Aqui é possível tomar contato com a história do Cante no concelho, assistir e participar nos ensaios.

Rua da Fonte 38, antiga escola primária, Telheiro (38.451749, -7.380486)

Informações Adicionais