Ermida de Nossa Senhora dos Remédios

Inserida no complexo da Herdade do Esporão, a ermida dedicada a Nossa Senhora dos Remédios foi mandada construir pelo morgado João Mendes de Vasconcelos no início do século XVI.

​Inserida no complexo da Herdade do Esporão, a ermida dedicada a Nossa Senhora dos Remédios foi mandada construir pelo morgado João Mendes de Vasconcelos no início do século XVI. Desde cedo esta ermida se tornou alvo de um intenso culto popular na região, algo que se observou até ao século XVIII.

O corpo principal da ermida é precedido por uma galilé retangular aberta por três arcos plenos, edificada no século XVIII. A capela ostenta uma estrutura rematada por merlões, de reminiscências militares, prolongando um modelo tardio do gótico alentejano. O corpo da nave, de planeamento retangular, é totalmente desprovido de decoração, exibindo o aparelho rústico da parede fundeira da fachada principal, um espaço coberto por abóboda de aresta assente sobre mísulas de gosto manuelino, cujas chaves ostentam a Cruz de Cristo e o escudo de armas dos padroeiros. A capela-mor, de formato quadrangular e menor dimensão que a nave, encontra-se, também, coberta por abóboda de arestas, com altar e nicho ornamentado pela padroeira. Este espaço acha-se totalmente coberto com pinturas murais de exuberantes adornos brutescos e molduras que agregam alegorias marianas e do Espírito Santo, executadas em 1711, possivelmente por uma oficina eborense.

Contactos

Herdade do Esporão, Apartado 31,
7200-999, Reguengos de Monsaraz
GPS: 38.390643, -7.550788
Tel. (+351) 266 509 280
www.esporao.pt (centro histórico)
reservas@esporao.com

Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz (38.390643, -7.550788)

Informações Adicionais