Turismo da Natureza

Pesquisa

 


 

O aspeto da paisagem e da natureza alentejanas dependem das estações do ano: invernos chuvosos, rigorosos e frios; primaveras e outonos com temperaturas suaves e chuvas moderadas; verões extremamente tórridos e secos.

A região possui um conjunto único de caraterísticas ambientais que resultam da combinação de influências mediterrânicas e atlânticas.

Assim, a riqueza cromática dos ciclos da natureza é diferente em cada uma das estações do ano. Na primavera, os campos vestem-se com os roxos e amarelos das flores silvestres, que compõem o verde do prado e das vinhas. No verão predominam os amarelos-acastanhados das imensas planícies de produção de sequeiro. Nas cores fortes do outono dominam os vermelhos da "queda da parra". As árvores despem-se da sua folhagem pintando o inverno de tons castanho-acinzentados.

É nesta diversidade e amplitude que prolifera uma simbiose de cheiros que se alteram conforme as estações do ano, consequência de uma flora diversificada, alguma de caráter permanente, como a azinheira, o sobreiro, o carrasco, o zambujeiro e outra de caráter sazonal, como o tojo, o rosmaninho, o poejo e a madressilva.

Também as diferentes sonoridades se sucedem estação após estação, com a fauna nativa e migratória a proporcionarem concertos inéditos num cenário de extrema tranquilidade, que se estende pelas vastas planícies e pelo espelho de água, proporcionado pelo Grande Lago Alqueva, ecoando nas elevações xistosas e no branco dos montes alentejanos, que salpicam a paisagem.


 

Observação de aves - birdwatching

A enorme variedade de aves existente nesta região permite realizar observações privilegiadas do comportamento das nossas espécies.

Considerado um dos melhores destinos de observação de aves a nível nacional, o distrito de Évora reúne cerca de 250 espécies de aves, sendo que mais de 100 podem ser, facilmente, observadas na zona circundante à albufeira do Grande Lago Alqueva.

A tranquilidade, a paisagem e a quantidade e diversidade de aves existentes no Concelho, convidam todo o tipo de observadores, dos iniciados aos mais experientes, a disfrutarem do melhor da natureza, observando aves como a pega azul, a piadeira, a frisada, o pato de bico vermelho, a garça-branca grande, o tartaranhão-azulado, o grou comum, a perdiz do mar, entre muitas outras.

 

 

Casa Rico Fradehttp://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/visitar/Paginas/casa-rico-frade.aspxCasa Rico FradeAlojamento Local​, agricultura, BTT, visitas guiadas, passeios pedestres com guia.
Centro Náutico de Monsarazhttp://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/visitar/Paginas/restaurante-centro-nautico-de-monsaraz.aspxCentro Náutico de MonsarazRestaurante, Bar, Astroturismo, Atividades náuticas
Herdade do Esporãohttp://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/visitar/Paginas/enoturismo-herdade-do-esporao.aspxHerdade do EsporãoEnoturismo, Restaurante, Loja de vinho e produtos regionais, Visitas guiadas, Passeios na Herdade em Van, Observação de Aves, Visita ao Património Histórico, Passeios de Bicicleta e Pic-nic
Horta da Coutadahttp://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/visitar/Paginas/horta-da-coutada.aspxHorta da CoutadaCasa de Campo, Atividades náuticas, passeios de balão, atividades de turismo da natureza, astroturismo, ciclismo, BTT, visitas culturais, megalitismo, Massagem ayurvédica e de relaxamento
Monte Alertahttp://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/visitar/Paginas/monte-alerta.aspxMonte AlertaCasa de Campo, Passeios de barco, Kart cross, atividades gastronómicas, astroturismo, birdwatching, observação de flora e fauna, Massagem, Equilíbrio energetico, Geo-termal, Banho turco, Hidromassagem, Taças tibetanas, vinoterapia, jacuzzi, reiky, shiatsu, reflexologia, naturopatia.
Monte de Santa Catarinahttp://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/visitar/Paginas/monte-de-santa-catarina.aspxMonte de Santa CatarinaCasa de Campo, Passeios de barco, Caiaque, Canoagem, Pesca, kart-cross, Astroturismo, Massagem, Banho turco, Hidromassagem
Praia Fluvial de Monsarazhttp://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/visitar/Paginas/praia-fluvial-de-monsaraz.aspxPraia Fluvial de MonsarazPraia fluvial, bandeira azul, praia acessível
Sem-Fimhttp://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/visitar/Paginas/restaurante-bar-sem-fim.aspxSem-Fim​Restaurante, Bar, Pub, Astroturismo, Passeios de barco e muitas outras atividades