Azeites

Os azeites de Reguengos de Monsaraz, de renome internacional, já conquistaram diversos prémios.

Setor verdadeiramente dinâmico, o azeite representa uma das maiores potencialidades do Alentejo, quer ao nível da cultura, quer ao nível da economia desta região. O cultivo milenar da oliveira na região sul do país, resultou num produto de excelência que não deixou de evoluir ao longo dos tempos.

Olivais, azeitonas, lagares… cenário idílico que enriquece a silhueta da planície alentejana que, em época de colheita, se transforma fazendo esquecer temporariamente os dias quentes para nos deslumbrar com o verde, o castanho e a azáfama destas gentes. É nos dias mais frios que se faz a "apanha da azeitona", manual ou mecanicamente, este é um dos trabalhos agrícolas mais duros. Assim se mantêm as tradições e se assegura a qualidade deste fio dourado.

Com aromas e frutados específicos da azeitona da região, este azeite complexo e de qualidade superior tem origem nas distintas variedades de azeitonas, a Galega (azeite suave, doce, pouco picante e pouco amargo), a Verdeal e a Cordovil e é utilizado na confeção de praticamente toda a gastronomia típica alentejana, conferindo-lhe um toque único e um sabor inesquecível.