Enoturismo

Para quem pretende apenas disfrutar de um dia agradável no ambiente relaxante e tranquilo do Alentejo, saboreando um copo de vinho especial rodeado por uma paisagem inigualável, ou para quem deseja conhecer melhor os vinhos da "Melhor Região de Enoturismo do Mundo", classificada como tal pelo sítio de viagens do jornal norte-americano USA Today, a região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz é o destino de eleição.

Da uva ao copo existem inúmeras técnicas e experiências que podemos ficar a conhecer na região vitivinícola de Reguengos de Monsaraz. Desde o profundo conhecimento das caraterísticas do solo e do clima da região e da escolha das castas para conseguir criar o vinho idealizado, passando pelas técnicas de plantação, de tratamento da vinha, de rega, de vindima tradicional ou mecânica, da avaliação da uva (açúcar e acidez), do engaço, fermentação e filtragem a que este néctar é sujeito. Seguidamente dá-se início às fases de envelhecimento em barricas de carvalho, talhas ou ânforas de barro - para os vinhos especiais - para posterior engarrafamento e possível envelhecimento em garrafa, sem deixar de parte a prova e todos os rituais que a compõem, desde o tipo de copo mais adequado à forma de abrir a garrafa e preparar o vinho para o servir, avaliando as suas caraterísticas de textura, cor e olfato. Tudo isto para finalmente oferecer uma explosão de sabores e aromas únicos no mundo ao degustar alguns dos melhores vinhos a nível mundial.

Por entre as parras, as caves e as cubas, todas estas experiências fazem parte da história e da cultura milenares no Concelho de Reguengos de Monsaraz, onde as vinhas são interrompidas por monumentos megalíticos, ermidas e estruturas bélicas de tempos idos. Aliado a Adegas boutique, unidades de turismo rural inigualáveis, excelentes restaurantes e vinhos formidáveis, este é o enoturismo em Reguengos de Monsaraz.