O Lago

A albufeira da barragem de Alqueva, com os seus 250 km2 de superfície, 83 km de comprimento e mais de 1.100 km de extensão de margens, emerge como o maior lago artificial da europa.

O Grande Lago, para além de possuir uma das mais potentes centrais de produção de energia hidroelétrica de Portugal, é uma reserva estratégica de água imprescindível para a região.

Ao longo dos mais de 200 km de margens no concelho, disfrute das várias atividades náuticas e dos inesquecíveis passeios de barco por entre centenas de ilhas e recônditos recantos de um imenso lago, cujo encanto inigualável cativa e prende o olhar.

Com o intuito de promover e proporcionar uma experiência verdadeiramente única, o Concelho dispõe de cais ancoradouros com infraestruturas de apoio a desportos náuticos e de atracamento de barcos, que funcionam também como locais de embarque para passeios turísticos no Grande Lago, nomeadamente em Monsaraz e Campinho.

Junto à água, mas em terra, pode-se disfrutar de várias zonas destinadas a merendas ao ar livre, equipadas com mesas e bancos ensombrados por árvores de grande porte, de miradouros de onde se frui de uma vista desafogada para uma paisagem de tirar o fôlego ou visitar as aldeias ribeirinhas.

Pelos caminhos do Concelho é possível observar a fauna e flora autóctones ou realizar passeios pedestres em percursos preparados para o efeito.