Torre do Esporão | Museu Arqueológico do Complexo dos Perdigões

​Em 1996, a Herdade do Esporão deparou-se com a descoberta involuntária de um complexo arqueológico com mais de 16 hectares datado do Neolítico e Calcolítico, ou seja, com uma idade compreendida entre os anos 3500 e 2000 AC.

Torre do Esporão

As primeiras referências à Herdade do Esporão remontam ao século XIII, época em que a propriedade se encontrava na posse de D. João Peres de Aboim, senhor de Portel e conselheiro de D. Afonso III. Quanto ao período em que foi edificada a Torre não existem certezas, mas é provável que tenha sido construída a mando de Álvaro Mendes de Vasconcelos, entre 1457 e 1490. Edificada no senhorio da família, tinha como grande propósito enaltecer a sua linhagem e a sua nova condição social que se encontrava em ascensão.

De formato quadrangular, a torre divide-se em três registos com fenestrações nos pisos superiores, harmonizadas simetricamente. Na fachada principal foi construída uma escadaria sobre um arco. A Torre foi entretanto objeto de um restauro, visando devolver-lhe a sua antiga e original traça.

Hoje, no rés-do-chão da Torre pode visitar-se o Museu Arqueológico, onde estão expostos diversos achados do Esporão e peças do Complexo Arqueológico dos Perdigões.​


Museu Arqueológico do Complexo dos Perdigões​

Este importante sítio suscitou o interesse da comunidade científica internacional, tendo-se convertido numa referência para a investigação da pré-história europeia. A classificação do Complexo Arqueológico dos Perdigões como monumento nacional encontra-se em fase de apreciação. A Herdade do Esporão assumiu desde o primeiro instante a vontade e a responsabilidade pelo estudo e preservação deste conjunto patrimonial, assumindo o custo de não plantar vinha na área do sítio arqueológico e participando financeiramente na sua investigação científica, em curso desde 1997.

O Núcleo Arqueológico dos Perdigões – importante conjunto pré-histórico com cerca de 5000 anos, constituído pelos vestígios de um santuário megalítico, incluindo diversos menires e um extenso povoado – incorpora um cemitério de sepulturas, situado a 5km da Herdade do Esporão.

Algumas das peças mais relevantes provenientes das escavações que se iniciaram em 1995 estão expostas na Torre do Esporão, que alberga o Museu Arqueológico do Complexo dos Perdigões.

Horário:
Sob consulta

Contactos

Herdade do Esporão, Torre do Esporão
Reguengos de Monsaraz
38.390866, -7.551476
Tel. (+351) 266 509 280
Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz (38.390859, -7.551476)

Informações Adicionais