Praia Fluvial de Monsaraz

Praia fluvial, bandeira azul, praia acessível

Aproveitando os muitos quilómetros de margens do maior lago artificial da Europa no Concelho de Reguengos de Monsaraz, o Município deu início, por volta de 2009/2010, à construção e ao desenvolvimento de um centro de lazer náutico em espaço rural, na freguesia de Monsaraz, surgindo, assim, o Centro Náutico de Monsaraz, constituído por bar/restaurante, rampa de varadouro, ancoradouro, instalações sanitárias e duches públicos, parque infantil e zona de merendas.

No sentido de  dotar as infraestruturas existentes de mais um espaço de lazer para toda a comunidade, local e visitante, o Município de Reguengos de Monsaraz executou os trabalhos para a Praia Fluvial de Monsaraz, situando-a precisamente no Centro Náutico de Monsaraz, numa zona interior longe do mar e aliando as ofertas já existentes e atrás descritas, à primeira praia fluvial da albufeira de Alqueva, dotando-a, logo no ano de inauguração, do galardão Bandeira Azul. Assim, a primeira praia fluvial com Bandeira Azul da albufeira de Alqueva irá dispor de instalações sanitárias e duches públicos diretamente associadas a este espaço, posto para os nadadores salvadores, posto de primeiros socorros, rampas de acesso ao plano de água para utilizadores com dificuldades de mobilidade, bem como de estacionamento para cerca de 100 lugares e ainda para pessoas com mobilidade reduzida. Deste modo, esta infraestrutura irá, ainda, ser candidatada aos programas Praia Acessível e Praia Saudável, dispondo para isso de todas as condições para a sua aceitação.

A construção da praia significou a execução de dois tipos de trabalhos: a)a de terraplanagem e modelação do terreno e b) infraestruturação da área e a construção de blocos de Wc´s e apoio à praia. Assim sendo, a obra consistiu numa primeira fase na remoção e entivação dos 1050 m3 de terras na área de implantação da praia fluvial de Monsaraz. Para além destas também se executaram 3000 m2 de terraplanagem para a criação de uma bolsa de estacionamento de mais 100 lugares. Desta forma a praia terá um primeiro acesso em deck, de 57 m2, onde se encontrarão os WC´s para homens, mulheres e mobilidade condicionada, posto médico, posto de apoio à praia (nadadores salvadores) e zona de chuveiros. Importa referir que esta zona está totalmente livre de obstáculos e nivelada por forma a que qualquer pessoa com mobilidade condicionada possa facilmente aceder às infraestruturas e à praia. De seguida os banhistas terão acesso a um primeiro patamar de prado com uma área de 652 m2 e logo de seguida uma área de 4420 m2 de areal de excelente qualidade. A praia terá várias zonas de ensombramento, quer pelas árvores existentes, quer pela colocação de guarda-sóis (9) quer pela colocação de toldos (20).

Todas as infraestruturas terão luz elétrica, rede de água potável, sistema autónomo de rega e esgotos. O acesso direto ao espelho de água ou frente de praia (120 m.l) está totalmente garantido para TODOS os banhistas pois foi criado um caminho em deck, vindo da plataforma de acesso, de 15 m que passará a um sistema de passadeira amovível que permite um fácil transporte ou caminhar em qualquer superfície plana ou inclinada sobre areia. A Praia Fluvial de Monsaraz está munida de vigilância de praia (nadadores salvadores)

Cont​​actos

Município de Reguengos de Monsaraz
Praça da Liberdade, Apartado 6
7201-970 Reguengos de Monsaraz
tel. (+351) 266 508 040
geral@cm-reguengos-monsaraz.pt​
www.cm-reguengos-monsaraz.pt​

EM 1127, antigo Moinho do Gato, Monsaraz (38.434641, -7.350286)

Informações Adicionais

Bandeira Azul - Quem Somos

visitar o site​

O programa Bandeira Azul tem por objetivo educar para a sustentabilidade da biodiversidade marinha, da orla costeira e lacustre e incentivar à adoção de comportamentos sustentáveis que respeitem a Natureza.

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes. Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE) e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entre outras entidades públicas e privadas com responsabilidades na gestão das praias, marinas e portos de recreio.

Informar, sensibilizar, envolver e agir em prol dos oceanos e das praias é a nossa missão!​

Pr​aia Acessível - Praia para To​dos​!​​

visitar o site