Skip to main content

Arquivado: Artes (s)em Palco: “Do Fado ao Choro” Essência de Marimba

Atualizado em 08/08/2023

01 de julho

21h30 > Largo da Fonte | Telheiro

02 de julho

21h30 > Largo do Cruzeiro | S. Marcos do Campo

 

Marimba – Vasco Ramalho

Violão – Tuniko Goulart

Percussão – João Ferreira

 

“Do Fado ao Choro” – Numa versão em trio instrumental, as famosas melodias irão ser “cantadas” pelas doces sonoridades da marimba e vibrafone acompanhadas ao violão e com multi-percussão. Obras inconfundíveis do Fado português, sonoridades incontornáveis do Choro brasileiro e outras sonoridades africanas.

 


Vasco Ramalho, a trabalhar há mais de 15 anos como professor de percussão no Alentejo e Algarve, assumiu assim o papel de coordenador e precursor do ensino da percussão em toda a região Sul, lançou em Julho de 2017 o seu primeiro álbum.

Do CD Vasco Ramalho “Essências de Marimba: Fados & Choros”, fazem parte temas imortalizados pela voz de Amália Rodrigues “Ó gente da minha Terra”, “Coimbra”, “Casa da Mariquinhas”, “Barco Negro” passando pelo virtuosismo de Carlos Paredes com transcrições feitas para marimba. Do outro lado do Atlântico, farão parte temas como “Espinha de Bacalhau” e vários choros transcritos para marimba.

Com direção musical de Tuniko Goulart, o grupo “Essências de Marimba: Fados & Choros” é composto por músicos oriundos de países fortemente ligados a Portugal e à lusofonia, destacando Brasil e Cabo Verde. Por isso, uma parte do concerto contará com o seu contributo para nos levar musicalmente até às suas raízes, com temas icónicos da música popular brasileira de compositores como Tom Jobim, Vinicius Moraes, passando por temas de Cabo Verde que foram imortalizados pela voz de Cesária Évora.

Essências da Marimba é por isso uma ode à essência do nosso Património Lusitano, de Aquém e Além-Mar.