Arquivado: COTIDIANOS | Abertura da Instalação do Laboratório de Artes Visuais

Atualizado em 08/08/2023

A MALVADA ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA apresenta, dia 20 de abril de 2023, a Abertura da Instalação resultante do Laboratório de Artes Visuais, orientado pela artista plástica Joana Gancho e realizado no âmbito do projeto artístico de inovação social COTIDIANOS, da autoria da dupla de artistas Ana Luena & José Miguel Soares, no qual se desenvolvem atividades de criação artística inovadoras e experimentais, que partem do cotidiano para a construção de imaginários, num trabalho direto com o público sénior e desempregados.

Laboratório de Artes Visuais

Este laboratório, que se iniciou no dia 24 de fevereiro, consistiu em 6 sessões nas quais se criaram objetos artísticos de estética contemporânea apresentados nesta instalação. A construção dos trabalhos inspirou-se no cotidiano dos participantes, utilizando e explorando técnicas de desenho, pintura e colagem para a criação de uma linguagem artística própria. O laboratório decorreu no Pólo de Reguengo de Monsaraz – Universidade Popular Túlio Espanca envolvendo um grupo de alunos e elementos da comunidade sénior.

Os Laboratórios de Artes Visuais do projeto COTIDIANOS acontecem em Borba, Évora, Reguengos de Monsaraz e Terena.

Cotidianos

Criação e Direção Artística Ana Luena & José Miguel Soares
Malvada Associação Artística

Em COTIDIANOS desenvolvem-se atividades de criação artística inovadoras e experimentais, que partem do cotidiano para a construção de imaginários, num trabalho direto com o público sénior. O projeto decorre em Alandroal, Borba, Évora, Reguengos de Monsaraz e Terena e é realizado no âmbito do programa Projetos inovadores/experimentais na área social – MONTE, cofinanciado por Alentejo 2020, Portugal 2020, Fundo Social Europeu – União Europeia.
Implementa-se um programa artístico inclusivo de carácter experimental, adaptado às especificidades da comunidade participante – seniores e desempregados, de modo a favorecer o desenvolvimento de competências pessoais e sociais trabalhadas na dimensão artística do projeto. Os laboratórios criativos nas áreas da fotografia, literatura, artes visuais e teatro, são orientados por uma equipa de profissionais com experiências e competências diversificadas e culminam na criação de objetos artísticos e sua apresentação pública (Instalações, Exposições, Leituras e um Espetáculo).

Criação ANA LUENA & JOSÉ MIGUEL SOARES Orientadora JOANA GANCHO Participantes ANTÓNIA CADETE, ISABEL LEITE, ISABEL LOPES MIPS, MARGARIDA GASPAR, SONJA, TERESA CONCEIÇÃO Mediação DANIELA BAPTISTA, ANA RITA FEIJÃO, JOSÉ MERCA Assistência de produção e comunicação BEATRIZ OURIQUE Design Gráfico JOANA AREAL Produção MALVADA ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA
Parceiros MUNICÍPIO DE ALANDROAL, MUNICÍPIO DE BORBA, MUNICÍPIO DE ÉVORA, MUNICÍPIO DE REGUENGOS DE MONSARAZ, SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ALANDROAL, SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BORBA, SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA, ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO AOS IDOSOS DA FREGUESIA DE TERENA, PÓLO DOS CANAVIAIS DA UNIVERSIDADE POPULAR TÚLIO ESPANCA, CASA DO POVO DE CANAVIAIS, JUNTA DA FREGUESIA DE CANAVIAIS Cofinanciado por ALENTEJO 2020, PORTUGAL 2020, FUNDO SOCIAL EUROPEU – UNIÃO EUROPEIA.