Skip to main content

Arquivado: Cerâmica portuguesa | Exposição itinerante

Atualizado em 08/08/2023

A cerâmica portuguesa é uma forma de arte e de cultura que reflete a diversidade e a riqueza das regiões do país.

Nesta exposição itinerante, poderá apreciar peças cerâmicas representativas de 22 municípios que integram a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), desde o norte ao sul do território.

A exposição estará patente na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, de 10 a 31 de maio de 2023, e poderá ser visitada de segunda a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

A atual panorâmica da cerâmica portuguesa, reúne um conjunto de vilas e cidades que dispõem de uma forte tradição neste ramo, bem como um riquíssimo património ligado à produção artesanal e contemporânea, utilizando a argila como base.

Os 26 municípios da APTCVC espelham uma forte ancestralidade e tradição cerâmica, patente nesta exposição itinerante, com a qual se pretende levar até junto do público um conjunto de mais de meia centena de peças de cerâmica, representativas da atividade em exercício em cada um desses territórios.

Com esta iniciativa, pretende-se ainda divulgar o património cerâmico português, levando o visitante a desfrutar de uma viagem de descoberta e conhecimento.


Sobre a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica – AptCVC

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, ou AptCVC, fundada a 17 de abril de 2018, é constituída por 26 municípios portugueses, tendo como membros fundadores, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Em 2020, aderiram os municípios de Oliveira do Bairro e Porto de Mós, seguidos de Leiria e Condeixa em 2021. Em 2022 entraram na associação dos seguintes municípios: Albergaria-a-Velha, Castelo Branco, Coimbra, Estremoz, Fundão, Loulé, Loures e Vila Real.

Esta entidade, sem fins lucrativos, tem por princípios subjacentes a valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico.

 


Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades da Cerâmica – AEuCC

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades da Cerâmica – AEuCC, é um organismo que tem por objetivo a cooperação transnacional no campo da arte e da produção cerâmica, gerando uma coesão económica e social entre os seus integrantes. Este organismo que iniciou com os Estados-Membros Espanha, França, Itália, Roménia, atualmente já conta, também, com Alemanha, República Checa e Portugal.