Início > MUNÍCIPE > Áreas de atuação > Ambiente, salubridade e saúde pública > Reciclagem
Reciclar é tão simples!
Cada ecoponto é constituído por três contentores distintos, adaptados aos diferentes materiais a que se destinam, particularmente no que diz respeito aos orifícios de introdução de cada um dos contentores. Sendo assim, os resíduos são separados nas seguintes frações:
Antes de se depositar as embalagens no ecoponto convém que despeje todo o seu conteúdo, que as espalme para ocuparem menos espaço em casa e para todos poderem usar o ecoponto.
Para além dos três contentores referidos, cada ecoponto está equipado com um pequeno recipiente destinado à recolha seletiva de pilhas.
No ecoponto devem ser colocadas apenas embalagens:
Ecoponto Amarelo
Latas de bebidas, latas de conserva, pacotes de leite e bebidas, iogurtes, aerossóis vazios, tabuleiros de alumínio, garrafas, garrafões e frascos de plástico, sacos de plástico e esferovite limpa.
Ecoponto azul
Embalagens de papel e cartão. Apesar de não serem embalagens também deverá colocar jornais, revistas e papel de escrita e impressão.
Ecoponto verde
Garrafas, frascos e boiões de vidro.
Encontre o ecoponto mais próximo de si (site da Gesamb) no link abaixo.
Os óleos alimentares usados depois de usados na fritura dos alimentos, tornam-se num poluente nocivo.
Como destino final, são frequentemente depositados no lixo ou lançados na rede de esgotos, causando graves problemas nas canalizações dos edifícios e nas estações de tratamento de águas residuais, provocando a poluição das águas, bem como dos solos.
Estes óleos, exclusivamente óleos alimentares usados e nunca azeite ou óleos lubrificantes de motores, devem ser guardados numa garrafa de plástico, não devendo ser colocados óleos quentes, fechar muito bem a garrafa e coloca-la no oleão mais próximo.
Os oleões encontram-se nos seguintes pontos do concelho:
Reguengos de Monsaraz
– Rua Dr, Jacinto Fernandes Palma (Traseiras do Centro de Sáude)
– Largo Poço Cova
– Campo 25 Abril (Junto à Praça de Touros)
– Rua António Correia (Bairro de S. João)
– Campo 25 de Abril (Junto ao tribunal)
S. Pedro do Corval
– Rua do Jardim
Outeiro
– Rua da Escola (junto ao Centro Convívio)
S. Marcos do Campo
– Largo do cruzeiro
Campinho
– junto à escola primária
A reciclagem de embalagens usadas tem inúmeras vantagens ambientais e económicas:
Poupa Energia
Sabia que fabricar materiais a partir de resíduos consome menos energia do que fabricá-los a partir de matérias-primas virgens? Muitos dos recursos energéticos que poupamos são fontes de energia não renováveis, como é o caso do petróleo. Ao reciclarmos embalagens estamos a possibilitar produzir novos materiais utilizando menos energia, evitando a emissão de gases de efeito de estufa responsáveis pelo aquecimento global.
Poupa matérias-primas
Ao utilizarmos as embalagens usadas como matérias-primas secundárias, estamos a poupar matérias-primas virgens. Assim adiamos a extração de minério, o abate de árvores e a extração de petróleo.
Por exemplo: a reciclagem do plástico contribui para uma diminuição do consumo de petróleo; a reciclagem das embalagens de metal permite poupar no uso de minérios; a utilização de vidro reciclado na produção de novas embalagens poupa os leitos dos rios de onde são retiradas as areias para produzir este material; a produção de papel reciclado consome menos energia e água que a produção a partir de fibra vegetal e a reciclagem de embalagens de madeira evita o abate de árvores
Reduz resíduos
Quanto menos resíduos forem para um aterro sanitário, mais anos de vida útil este terá. Se todos fizermos a nossa parte, aumentamos o tempo de vida dos aterros sanitários, evitando ter que construir novos aterros em locais que poderiam ser utilizados de outras formas pela população.
A recolha seletiva é a recolha efetuada de forma a manter o fluxo de resíduos separados por tipo e natureza, com vista a tratamento específico.
Esta recolha é efetuada pela Gesamb, no caso dos ecopontos, e pelo Município de Reguengos de Monsaraz no caso de vidrões isolados, tipo “iglô”.