Skip to main content

Festa Ibérica da Olaria e do Barro

Atualizado em 30/05/2022

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro (FIOBAR) é um evento transfronteiriço, que une há duas décadas os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica: São Pedro do Corval – Reguengos de Monsaraz (Portugal) e Salvatierra de Los Barros (Espanha).

​​Este evento é organizado em anos alternados em cada um destes dois município e pretende valorizar a olaria, evidenciando o seu valor artesanal e artístico e realiza-se na segunda quinzena de maio, nos anos ímpares em Portugal.

A localidade de Salvatierra de Los Barros é um centro oleiro ancestral com cerca de 10 olarias em funcionamento.

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval é considerado o maior de Portugal com 22 olarias em atividade, que além de continuar a oferecer os motivos tradicionais do Alentejo como, por exemplo, o pastor, a apanha da azeitona e a vindima oferece, com esta nova geração de artesãos, inovação no design e na utilidade das novas peças.

A Olaria de S. Pedro do Corval data a sua existência desde, pelo menos, o período de domínio árabe, conforme atesta o teor do Foral Afonsino outorgado em Monsaraz, em 1276. Assim, e desde tempos remotos, a olaria desta localidade continua a ser um forte testemunho da cultura portuguesa, do seu artesanato e da tradição ancestral que está patente nas peças representativas desta arte popular, que estão ao dispor dos visitantes em qualquer uma das 22 olarias de S. Pedro do Corval.

Aqui poderá encontrar as normas e formas de inscrição neste evento anual.

Não foram encontrados resultados que correspondam a sua pesquisa.
Por favor, tente usar outro termo diferente ou usar os filtros disponíveis para navegar.
Redimensionar o tamanho da letra
Contraste