Início > MUNÍCIPE > Participar > Orçamento Participativo > OP JOVEM Reguengos
O Orçamento Participativo Jovem do Município de Reguengos de Monsaraz é um procedimento que visa promover a participação cívica das crianças e jovens do concelho de Reguengos de Monsaraz na apresentação de propostas e projetos para serem incluídos no Orçamento e no Plano de Atividades do Município.
Podem apresentar propostas para o Orçamento Participativo Jovem…
As propostas podem ser apresentadas da seguinte forma:
Para apresentares uma proposta tens de identificar-te com o teu nome, estabelecimento de ensino que frequentas e com o teu n.º de processo de aluno.
As propostas apresentadas devem ser relevantes no âmbito da infância e da juventude, podendo ser apresentadas nas seguintes nas áreas temáticas de atuação do Município de Reguengos de Monsaraz, nomeadamente:
O período de apresentação de propostas para o Orçamento Participativo Jovem decorre durante os meses de abril e maio.
A votação das propostas, quer no Orçamento Participativo quer no Orçamento Participativo Jovem, será efetuada no portal on-line criado para o efeito.
devendo fazer -se acompanhar, consoante os casos, de documento de identificação civil e do número de eleitor ou do respetivo cartão de estudante.
O Orçamento Participativo do Município de Reguengos de Monsaraz surge com o objetivo de potenciar a participação dos cidadãos e das forças vivas do concelho nas decisões da comunidade e incentivar a sua participação na governação local, promovendo o diálogo entre eleitos, técnicos, cidadãos e a sociedade civil na procura das melhores e mais eficientes soluções para os problemas locais, bem como uma democracia participativa e de proximidade. Procura -se, igualmente, o contributo para a inclusão de novas propostas nos documentos de gestão (Orçamento e Grandes Opções do Plano) para além daquelas que já mereceram acolhimento dos decisores políticos.
O Orçamento Participativo tem, também, como um dos objetivos principais aprofundar a transparência da atividade autárquica, o nível de responsabilização dos eleitos e da estrutura municipal, contribuindo para reforçar a qualidade da democracia.