Regulamento do Arquivo Municipal
Atualizado em 01/06/2023O Regulamento do Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz estabelece e define os princípios e as regras aplicáveis ao arquivo da documentação produzida pelo Município de Reguengos de Monsaraz, no âmbito das suas atribuições e competências, tendo em vista a sua preservação, defesa e valorização.
O Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz compreende e unifica numa só estrutura o âmbito, funções e objetivos específicos dos vulgarmente chamados Arquivo Geral e Arquivo Histórico, sendo, por isso, constituído pela documentação de natureza administrativa e histórica procedente dos diferentes serviços municipais e como consequência das funções genéricas de recolha, avaliação, seleção, tratamento e difusão.
O Arquivo Municipal de Reguengos de Monsaraz é responsável pela gestão arquivística da documentação produzida ou reunida pelos diferentes órgãos e serviços, independentemente do tipo de suporte ou formato, como resultado da atividade camarária e que se conserva para servir de testemunho, prova ou informação.