As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar, antes e/ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas. O Município de Reguengos de Monsaraz promove esta resposta às famílias que pode incluir as seguintes modalidade, conforme a necessidade dos pais/encarregados de educação e as caraterísticas funcionais de cada estabelecimento de ensino: - Fornecimento de refeições
- Prolongamento de horário
- Atividades nas interrupções letivas
InscriçõesA inscrição deve ser feita antes do início do ano letivo e tem de ser renovada anualmente. A inscrição pode ser feita das seguintes formas: PresencialmentePode apresentar a candidatura presencialmente no Balcão Único do município apresentando a documentação necessária. Online na Plataforma SIGA da EduboxPasso 1: Para ter acesso à plataforma SIGA tem de pedir as credenciais enviando email para educacao@cm-reguengos-monsaraz.pt com a seguinte informação: Dados do aluno - nome do aluno;
- morada completa;
- NIF do aluno
- estabelecimento de ensino que frequenta
Dados do encarregado de educação - nome
- email
- Contacto telefónico
Nota: Se já tiver as credenciais do ano anterior não é necessário solicitar novamente. Passo 2: Aceda à Plataforma SIGA, preencha o formulário e anexe os documentos necessários digitalizados. Documentos a apresentar
para primeira inscrição- No ato de inscrição presencial pede-se a exibição do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte, do requerente, do representante e de todos os membros do agregado familiar do requerente que contribuam financeiramente para o mesmo. Se a inscrição for feita remotamente deve ser apresentada cópia devidamente autorizada dos documentos referidos;
- Fotocópia da declaração de IRS referente ao ano civil anterior de todo o agregado familiar ou documento do Serviço de Finanças atestando a não entrega da referida declaração (no caso da entrega da declaração de IRS via internet, deverá ser apresentado comprovativo da sua validação) e da respetiva nota de liquidação;
- Comprovativo do último salário mensal e/ou outros rendimentos de todos os elementos do agregado familiar que contribuam economicamente para o mesmo;
- Comprovativo de encargos com renda de casa ou prestação devida pela aquisição de habitação própria;
- Comprovativo de encargos com transportes públicos nos últimos três meses;
- Comprovativo de despesas com a aquisição de medicamentos de uso continuado, em caso de doença crónica devidamente comprovada por declaração médica;
- Atestado de residência e composição do agregado familiar, a emitir pela Junta de Freguesia da área de residência;
- Declaração emitida pelo Centro Distrital da Segurança Social da área da residência, comprovando a situação de desemprego, da qual conste o montante do subsídio auferido, com indicação do início e do termo e, na falta desta, declaração emitida pelo Centro de Emprego que confirme esta situação, no caso de algum(ns) elemento(s) do agregado familiar se encontre(m) em situação de desemprego;
- Declaração emitida pelo Centro Distrital da Segurança Social da área da residência, comprovativa do escalão de Abono de Família da criança;
- Declaração que ateste o valor da pensão de alimentos, de sobrevivência ou outra, ou documento que justifique a ausência da mesma, em caso de pais solteiros, divorciados, separados judicialmente ou viúvos;
- Comprovativo da pensão/reforma, emitida pelo Centro Nacional de Pensões ou outra entidade equiparada, no caso de existir no agregado familiar idosos ou portadores de deficiência;
- Declaração da entidade empregadora ou cópia do contrato de trabalho donde conste o horário de trabalho dos pais e encarregados de educação;
- Fotocópia do Acordo da Regulação de Responsabilidades Parentais, no caso de pais divorciados ou separados.
para renovação de inscrição
- Declaração emitida pelo Centro Distrital da Segurança Social da área da residência, comprovativa do escalão de Abono de Família da criança;
- Fotocópia da última declaração de IRS de todo o agregado familiar ou documento do Serviço de Finanças a atestar a não entrega da referida declaração (no caso da entrega da declaração de IRS via internet, deverá ser apresentado comprovativo da sua validação) e da respetiva nota de liquidação;
- Comprovativo do último salário mensal e/ou outros rendimentos de todos os elementos do agregado familiar que contribuam economicamente para o mesmo;
- Documento comprovativo de horário de trabalho dos pais/encarregados de educação emitido, pela entidade patronal;
- Comprovativo do número de elementos do agregado familiar, em caso de alteração da composição do mesmo;
- Fotocópia do Acordo da Regulação de Responsabilidades Parentais, no caso de pais divorciados ou separados.
Faturação e pagamentosO valor mensal a pagar é variável, conforme os art. 78.º, 79.º e 80.º do Regulamento e Tabela de Taxas, Tarifas e Preços do Município de Reguengos de Monsaraz. Será notificado por escrito dos valores das prestações mensais. A fatura é enviada para a morada fornecida na inscrição. O pagamento poderá ser feito por multibanco, na Tesouraria ou no Balcão Único, conforme a informação e datas que constem na fatura. As faturas podem ser consultadas na Plataforma SIGA |