Arquivado: Festival Artes (s)em Palco: Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense

17h00 > Praça da Liberdade | Reguengos de Monsaraz

Direção Musical – António Menino

De Hollywood à Filarmónica” é uma concerto que partilha com o público as grandes obras musicais e algumas das mais famosas partituras dos grandes filmes de Hollywood e também da Broadway, em arranjos para esta formação específica de orquestra de sopros.

Fundada em 21 de Janeiro de 1886, a Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, terá constituído como que a oficialização de uma Banda que já existiria em Reguengos de Monsaraz desde 1860.

Com o nascimento estatutário da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, assume a liderança da banda José Maria de Carvalho. É através dele e do seu marcante caráter que a Banda Filarmónica de Reguengos conhece um primeiro período de grandes glórias e de elevação a um alto nível qualitativo.

Em 1929, era-lhe atribuída a categoria de Banda Municipal, pelos bons serviços prestados ao Município. Dirigia-a, na altura, Carlos Franco, o primeiro Regente Militar desta banda.

Em 1934 assume a regência da Banda Filarmónica de Reguengos José da silva Domingues, durante três décadas, este regente, que foi também um brilhante compositor, conferiu estabilidade, dirigiu com mestria e elevou a Banda Filarmónica de Reguengos a uma posição cimeira no panorama das Filarmónicas do país. Neste período saíram da Banda de Reguengos músicos que vieram a integrar conceituados agrupamentos musicais, como a orquestra da Fundação C. Gulbenkian e as Bandas da GNR, Exército, Força Aérea e da Armada.

Digna de registo é a criação de uma Banda Juvenil, pelas mãos do Regente Casimiro Frederico da Silva, em 1973, que veio realçar a importância da renovação pela juventude das fileiras de executantes de qualquer Banda Filarmónica.

De 1976 até 1986 vários regentes passaram pela Banda e em 1986 assumiu a liderança da Banda de Reguengos o Maestro António das Neves Ramalho, que soube, com muito profissionalismo, através das qualidades técnicas e da capacidade de liderança que o caracterizavam, imprimir uma nova dinâmica à Banda de Reguengos.

Em Novembro de 2002 assume a regência da Banda e do Coro o Maestro José Filipe Guerreiro. Em 2003, a S.F.H.R. dá início ao Curso de Formação para instrumentistas “Reguengos Terras D’el Rei”, que se repete em 2004, onde participam músicos das Bandas de Alcáçovas, Alvito, Montoito, Portel, Redondo, Reguengos, S. Pedro do Corval e Alunos do Curso de Música da Escola Secundária Gabriel Pereira de Évora.

Em 2005, é convidada para participar no CD, as melhores Bandas Filarmónicas da Região Alentejo, produzido pela Editora PubIiCart.

Em Abril de 2006, participa no 1° Concurso Internacional de Bandas Filarmónicas em Vila Franca de Xira, onde se classifica em 2° lugar na Segunda Categoria. Em Julho do mesmo ano, desloca-se ao Funchal na Ilha da Madeira, a convite da Orquestra do Gabinete Coordenador da Cultura, onde efetua um concerto para a população. Em Abril de 2008 participa novamente no Concurso Internacional de Bandas Filarmónicas em Vila Franca de Xira, onde se classifica em 1° lugar, na 2ª categoria.

Atualmente a direção artística do coro e banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense está a cargo do maestro António Menino.