Arquivado: Regadio 20|30: Discussão dos Possíveis Desafios para o Alentejo na Próxima Década

Regadio! O seu desenvolvimento, introdução ou manutenção é um tema que em Portugal, desde muito cedo, motiva intensa discussão. Para uma parte da opinião as consequências são maioritariamente negativas, que a produção agrícola não compensa, para outros altamente positivo, elemento preponderante no alavancar da economia para além da capacidade de resposta às necessidades alimentares internas no combate às importações.

Existindo, com certeza, razão em todos os pontos de vista há que ter bem presente um “novo” fenómeno que obrigatoriamente tem de entrar nesta equação (não podendo  ser negligenciado) – as Alterações Climáticas. Poderá o regadio ser um ponto de apoio  ao combate às alterações climáticas e uma estrutura de aumento da resiliência da agricultura portuguesa a este fenómeno extremo que novamente nos afeta – a SECA? Os contributos hídricos anuais serão, já, os suficientes para todos os usos? E no futuro?

A EDIA produziu um documento que consideramos essencial para a discussão das perspetivas de desenvolvimento económico e agrícola em Portugal Continental para a próxima década e que necessita ser apresentado a todos os atores (agrícolas, turísticos, desenvolvimento regional, cidadãos em geral). Ainda que seja apenas um estudo que aponta caminhos, sabemos que tem uma enorme preponderância no que poderá ser o futuro Plano Nacional do Regadio para os próximos 10 ou 20 anos e a criação de novos Programas Nacionais de Regadios.

O Estudo “Regadio 20|30 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década”, produzido pela EDIA com os contributos de outras entidades (entre elas a FENAREG e a DGADR), analisa os sistemas de regadios coletivos que implicam a realização de investimentos públicos, quer para a implementação de novos regadios, quer na reabilitação e modernização dos existentes, bem como as intervenções no parque de barragens.

Este estudo vem no seguimento da elaboração do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios), que pretendia otimizar as condições de financiamento dos investimentos elegíveis neste setor, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural no Continente no período 2014-2020, por via de empréstimo bancário a ser concedido pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Banco do Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB).

O PNRegadios foi elaborado tendo por base a “Estratégia para o Regadio Público 2014-2020” (2014, Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural – DGADR) e o conjunto de informação desenvolvida pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) no âmbito do alargamento das áreas de regadio do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

O presente colóquio “Regadio 20|30 Discussão dos Possíveis Desafios para o Alentejo na Próxima Década” que o Município de Reguengos de Monsaraz organiza em parceria com a EDIA, a FENAREG e a DGADR pretende que se discuta o potencial do Regadio no Alentejo na próxima década, sendo essencial a participação de todos os stakeholders do setor.

Este colóquio vai acontecer no dia 18 de março, às 10h30 no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz com a participação dos seguintes intervenientes:

• Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
  • José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva
  • José Núncio, Presidente da Fenareg – Federação Nacional de Regantes
  • Rogério Ferreira, Diretor da DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural