Parque de Estacionamento do Rossio de Reguengos de Monsaraz
Atualizado em 14/03/2023Operação aprovada e financiada pelo Alentejo 2020
- Designação do projeto | Parque de Estacionamento do Rossio de Reguengos de Monsaraz
- Código do projeto | ALT20-04-1406-FEDER-000054
- Objetivo principal | Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono
- Região de intervenção | Alentejo Central
- Entidade beneficiária | Município de Reguengos de Monsaraz
- Data da aprovação | 2017-09-13
- Data de início | 20-02-2018
- Data de conclusão | 31-12-2018
- Custo total elegível | 113.086,98 €
- Apoio financeiro da União Europeia | 96.123,93 €
- Apoio financeiro público nacional/regional | 16.963,05 €
Operação encerrada/concluída
- A operação foi dada como concluída após aprovação do Relatório Final de Execução.
- Data da decisão | 12-10-2021
Objetivos, atividades e resultados esperados|
A operação “Parque de Estacionamento do Rossio de Reguengos de Monsaraz” apresentada a financiamento é constituída por uma única componente correspondente a uma empreitada com a mesma designação.
O projeto “Parque de Estacionamento do Rossio de Reguengos de Monsaraz” visa requalificar uma zona de estacionamento já existente e com mais de quarenta anos, de modo a permitir à população e seus visitantes uma bolsa de estacionamento para 42 veículos, mais 24 lugares do que os existentes, com 3 lugares para mobilidade condicionada.
A operação tem como objetivos específicos os seguintes:
- Criar condições para estacionamento na periferia da cidade proporcionando a deslocação a pé até ao centro urbano;
- Criar condições que garantam a acessibilidade a pé para todos os cidadãos, nomeadamente, pessoas com mobilidade reduzida;
- Garantir um melhor ambiente urbano, através da redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa e do consumo de energia;
- Aumentar a qualidade de vida dos cidadãos;
- Proporcionar mais estacionamento, nas imediações dos transportes coletivos e com interligação às redes pedonais / cicláveis;
- Melhoria da organização funcional do estacionamento automóvel;
- Melhoria da qualidade do serviço disponibilizando estacionamentos para bicicletas;
- Promover a utilização de parques de estacionamento em locais mais periféricos.
Contribuindo, desta forma, para o objetivo específico definido na prioridade de investimento 4.5 que é o de apoiar a mobilidade urbana sustentável e a descarbonização em centros urbanos de nível superior – Centro Urbano Estruturante – Reguengos de Monsaraz.
Em termos de indicadores foram definidos os seguintes:
- Indicador de Realização:
- Projetos de mobilidade urbana aprovados (N.º)
- Na apresentação do PEDU RM ao ALENTEJO 2020 foi indicado um plano de mobilidade intermunicipal do Alentejo Central elaborado pela CIMAC, sendo monitorizado através do sucesso da implementação. Este indicador encontra-se de acordo com o definido no sistema Balcão 2020, pelo que é de considerar 1 plano de mobilidade urbana aprovado.
- A presente operação contribui igualmente para o indicador número de projetos de mobilidade urbana aprovados (nº) conforme definido, no aviso ao qual se apresenta esta candidatura e de acordo com a última atualização da Listagem de Investimentos no âmbito do PEDU RM, foi o de executar nove projetos de mobilidade urbana.
- De referenciar que a presente operação foi um dos projetos contemplados e inseridos inicialmente no PEDU aprovado para o Concelho de Reguengos de Monsaraz.
- No âmbito dos projetos contemplados no PEDU, o Município de Reguengos já tem aprovados três projetos da Prioridade de Investimento 4.5, com esta candidatura somam-se quatro, faltando apresentar cinco projetos, de acordo com a lista de investimentos atualizada e referida anteriormente.
- Indicador Resultado:
- Emissão estimada dos gases com efeito de estufa (Ton de CO2 por Km2)
- Inicialmente foram apresentados os seguintes cálculos em sede de apresentação de candidatura:
- Calculado com base na fórmula C x P x D x 0,6214, sendo que C corresponde à quantidade mensal de carros, P à quantidade de passagens pelo centro da cidade e D à quantidade de quilómetros afetos à intervenção pretendida. Para o cálculo das toneladas de carbono, considerámos 50 passagens pelo centro da cidade, por nem todas as viagens serem de ida e volta, durante 30 dias e a taxa de conversão (para utilização numa aplicação online de cálculo de Ton de CO2 por mi2), assumindo uma redução prevista de cerca de 20%, relativamente aos valores de 2009 (66 Ton de CO2 por Km2), considerando em média uma redução de cerca de 2,64 Ton de CO2 por ação proposta, o que perfaz um total de 13,2 Ton de CO2 por Km2.
- Por uma questão de compatibilidade da série estatística, os mecanismos de recolha de emissões corresponderão à atual rede de Estações de Medição de CO2, sob gestão da APA – Agência Portuguesa do Ambiente ou outras que esta entidade tutelar entretanto, implementar no território municipal.
- Tendo em conta as orientações da Autoridade de Gestão do ALENTEJO 2020 para se uniformizar este indicador foram apresentados novos cálculos a considerar para efeitos desta candidatura tendo como suporte o documento orientador da Autoridade de Gestão:
- Estima-se que até 2018 e com a realização dos quatro projetos seja reduzida 762,80 toneladas de CO2 correspondendo a 8%, sendo previsto reduzir 17% até ao ano 2023, que corresponde a 1.620,96 toneladas de CO2 com a execução dos 9 projetos de mobilidade urbana previstos executar.