Início > Busto de bronze de Manuel Augusto Mendes Papança
Busto erigido em homenagem a um benemérito reguenguense a quem se deve em grande parte o engrandecimento do concelho, Manuel Augusto Mendes Papança.
Foi Presidente da Câmara Municipal por volta de 1850, sendo o seu primeiro cuidado o pagamento, do seu próprio bolso, à Fazenda Nacional a quantia de 8 mil Réis.
Mandou construir o atual edifício dos Paços do Concelho, o cemitério e o Hospital da Santa Casa da Misericórdia.
Graças à sua acão foram também calcetadas ruas, melhoradas estradas e poços para abastecimento público.
O monumento assenta em plinto de calcário branco e tem como elementos decorativos um friso e palma em bronze, material de que é feito também o busto propriamente dito. Esta obra é da autoria do escultor Gomes Mota, sobrinho, e foi fundido em 1932.
Pretendia-se com esta estátua fazer uma homenagem duradoira, sempre visível e eterna, ao grande benemérito de Reguengos de Monsaraz
As obras iniciaram-se em setembro de 1932 e foram dirigidas pelo autor do projeto, o escultor Costa Mota. Pretendia-se com esta estátua fazer uma homenagem duradoira, sempre visível e eterna, ao grande benemérito de Reguengos de Monsaraz, àquele a quem todos chamavam, respeitosamente, o velho Manuel Papança. Um mês depois, no dia 13 de outubro, o busto de Manuel Augusto Mendes Papança foi inaugurado com a presença do Presidente da Câmara Braz Garcia da Costa que sublinhou que o local onde o monumento foi erigido – o talhão nascente da Praça da Liberdade – foi escolhido por ser precisamente aquele em que o busto ficava entre os Paços do Concelho e a Igreja Matriz, as duas mais grandiosas obras de Manuel Papança.
Praça da Liberdade em Reguengos de Monsaraz, freguesia de Reguengos de Monsaraz.
Arquitectura Civil
n/a
n/a