Início > Capela de São João Batista (Cuba)
Esta ermida, que ficou englobada desde o século XVII no Baluarte de São João, apresenta uma curiosa forma cúbica de caráter mourisco, o que levou alguns investigadores a pensarem tratar-se de uma antiga cuba árabe. Outros, porém, atribuem-lhe uma origem quinhentista, período em que mudejarismo influenciou fortemente a arquitetura alentejana. O interior do templo encontra-se revestido por pinturas murais realizadas por artistas eborenses no ano de 1622.
É o mais antigo monumento de Monsaraz (cuba muçulmana) sendo inicialmente um edifício fúnebre, ou um pequeno santuário muçulmano do domínio almóada (séc. XI-XII) que foi mais tarde cristianizado.
É um monumento cúbico, de planta quadrada e cúpula hemisférica de tijolos vermelhos, erigida sobre quatro trompas angulares de inspiração oriental. Numa face apresenta ainda vestígios de um arco de grande volta que poderia ter envolvido o arco em ferradura, primitiva porta de acesso antes da cristianização.
A presença árabe nesta zona, que outrora pertenceu ao reino mouro de Badajoz, encontra a sua expressão nesta cuba que só pode ter sido um santuário muçulmano ou um oratório erguido no recinto de um cemitério para recolher e guardar os despojos de um santarrão muçulmano.
A cuba de Monsaraz está erguida num antigo cemitério rupestre, que depois foi islamizado e logo após a Reconquista Cristã foi ritualmente purificado, convertido em igreja e consagrado ao culto cristão. A ermida que deu lugar ao santuário muçulmano ficou sob o orago de S. João Baptista, padroeiro dos Hospitalários e dos Templários.
arrabalde de Monsaraz
Arquitetura Religiosa
Monumento Nacional
n/a