Início > Igreja de Santiago
Presentemente, este monumento acolhe exposições de arte, inseridas no Ciclo de Exposições Monsaraz Museu Aberto
De fundação remota e data desconhecida sabe-se, segundo os documentos existentes, que esta igreja já existia na segunda metade do século XIII. Primitiva benesse de Ordem de Santiago da Espada e, mais tarde, integrada na Ordem de Cristo, a igreja original desapareceu por completo, com exceção da moldura de uma obra gótica. A traça atual pertence ao reinado de D. José I, que encetou obras de reparação após os estragos provocados pelo terramoto de 1755. Na década de 80 do século XX, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz procede ao restauro desta igreja, que se situa na falda ocidental da vila e contígua às casas que pertenceram a D. Durando Pais no período medieval. Presentemente, este monumento acolhe exposições de arte.
Esta igreja é uma das salas de exposição do Ciclo de Exposições Monsaraz Museu Aberto.
De fundação remota e data desconhecida, a igreja de Santiago já existia, de acordo com fontes conhecidas, na segunda metade do século XIII. Sabe-se, no entanto, que teria sido uma primitiva benesse da Ordem de Santiago da Espada e mais tarde integrada na Ordem de Cristo.
O primitivo templo medieval duocentista desapareceu por completo, com excepção da moldura de uma porta gótica. A construção actual é obra tardia do reinado de D. José I.
Foi destruída com o terramoto e mais tarde recuperada pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, transformando o templo religioso num espaço cultural, onde se realizam actualmente debates, colóquios e exposições.
Localização
Rua de Santiago, Monsaraz
Tipo
Arquitectura Religiosa
Classificação
n/a
Decreto
n/a