Reguengos de Monsaraz – Cidade Europeia do Vinho 2015/Capital dos Vinhos de Portugal (concluída)
Atualizado em 18/02/2025Operação aprovada e financiada pelo Alentejo 2020
- Designação do projeto | Reguengos de Monsaraz – Cidade Europeia do Vinho 2015/Capital dos Vinhos de Portugal
- Código do projeto | ALT20-08-2114-FEDER-000078
- Objetivo principal | Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
- Região de intervenção | Alentejo
- Entidade beneficiária | Município de Reguengos de Monsaraz
- Data da aprovação | 10-01-2017
- Data de início | 21-02-2015
- Data de conclusão | 30-09-2017
- Custo total elegível | 1.112.306,07 €
- Apoio financeiro da União Europeia | 834.229,55 €
- Apoio financeiro público nacional/regional | 278.076,52 €
1ª reprogramação
Alteração da data de início e de conclusão da operação.
- Data da aprovação da Reprogramação | 03-10-2018
- Data de início | 26-01-2015
- Data de conclusão | 09-02-2019
2ª reprogramação
Por iniciativa da Autoridade de Gestão do ALENTEJO 2020, foi aprovada alteração da taxa de comparticipação FEDER de 75% para 85%.
- Data da aprovação da Reprogramação | 19-05-2021
- Custo total elegível | 1.112.306,07 €
- Apoio financeiro da União Europeia | 945.460,16 €
- Apoio financeiro público nacional | 166.845,91 €
Operação Encerrada/Concluída
A operação foi dada como concluída após aprovação de Relatório Final de Execução.
- Data de decisão | 23-05-2024
Objetivos, atividades e resultados esperados
Trata-se de uma operação que inclui as atividades e iniciativas realizadas no ano 2015 no âmbito da atribuição do título Cidade Europeia do Vinho. O Projeto foi desenhado numa linha de continuidade, pelo que o ano 2015 foi o ano de arranque de uma série de atividades com vista à promoção dos vinhos e dos territórios alentejanos. Nesta ótica de valorização do território e tendo presente que o vinho assume um papel determinante na economia da Região foi realizado ações relevantes para a promoção do desenvolvimento económico e social no âmbito da Capital dos Vinhos de Portugal.
Os principais objetivos que se pretendem atingir com a candidatura são:
- Valorizar a identidade cultural e patrimonial;
- Catalisar dinâmicas de desenvolvimento económico e de emprego;
- Dotar a região de capacidades e oportunidades de desenvolvimento que conduzem à expansão e valorização da produção tradicional;
- Promover a internacionalização da economia local e regional, principalmente através do produto vinho.
Em termos de resultados pretende-se que a variação do número de visitantes (diferença entre o número de visitantes antes e após a intervenção) até 2017 atinja uma meta de 20% correspondendo a 27.226.
Relativamente ao indicador de realização estima-se que até 2017 o aumento do número esperado de visitantes se situe nos 163.356 visitantes. Para os indicadores anteriormente referidos é de realçar que se assumiu o número de visitantes do concelho no ano base 2014 de 136.130 (valor referência) prevendo-se um aumento de 20% no período do evento cultural.