Um século da Liga dos Combatentes em exposição na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz
Atualizado em 20/11/2025Exposição “Centenário da Liga dos Combatentes 1923-2023” mostra 31 painéis sobre quatro períodos históricos da instituição
O “Centenário da Liga dos Combatentes 1923-2023” vai ser o tema da exposição que estará patente de 21 de novembro a 4 de janeiro de 2026 no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. A mostra histórica promovida pelo Núcleo de Reguengos de Monsaraz da Liga dos Combatentes é composta por 31 painéis com uma viagem cronológica sobre os 100 anos da instituição e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30.
A narrativa expositiva está estruturada em quatro períodos históricos, identificados por cores que simbolizam as fases de evolução da Liga dos Combatentes, contextualizando a sua atividade durante as transformações políticas, sociais e militares dos séculos XX e XXI. Entre os temas abordados encontram-se os fundadores da Liga, as ações de assistência social e cultural, a Cruzada das Mulheres Portuguesas, a construção e inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar, entre outros.
O primeiro período, assinalado a verde, intitula-se “Nascimento (1923-1934)” e aborda o período inicial de mobilização dos combatentes da Grande Guerra e a institucionalização da instituição, destacando-se o esforço assistencialista realizado em várias áreas. O “Condicionamento (1934-1974)” é o segundo período desta mostra itinerante, identificado com a cor vermelha, que coincide com a alteração do regime político em Portugal e a intervenção direta do Estado Novo, em 1934, que passou a nomear as direções da instituição e controlava parte da sua ação junto dos combatentes e das suas famílias.
O terceiro período, assinalado a azul, intitula-se a “Adaptação (1974-2003)” e representa o período de transição do Estado Novo para um regime democrático, assim como o processo de democratização e regeneração da administração e da ação da Liga dos Combatentes. A “Renovação (desde 2003)” é o período identificado pela cor dourado, que destaca a definição de uma estratégia para assegurar a perenidade da instituição e a preservação da memória dos combatentes, através da implementação de programas estruturantes com ações diretas em várias áreas.
O Núcleo de Reguengos de Monsaraz da Liga dos Combatentes tem 91 anos de existência e presta vários apoios aos seus associados, dispondo também de uma clínica certificada pela Entidade Reguladora da Saúde, com consultas de medicina geral, psicologia, entre outras especialidades médicas.
Gabinete de Comunicação e Imagem
E. imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt | T. 266 508 048