Skip to main content

Arquivado: 15º Congresso da Água: Para uma política da água em Portugal – o contributo da APRH

Atualizado em 31/03/2023

O 15.º Congresso da Água vai realizar-se em Lisboa, de 22 a 26 de março de 2021 e é dedicado ao tema “Para uma política da água em Portugal – o contributo da APRH”.

No início de mais uma década deste século e deste milénio, somos confrontados com desafios cada vez mais difíceis de prever pelo que é imprescindível adotar novas atitudes e abordagens. Num contexto de incertezas há que agir de forma a minimizar e prevenir riscos, adotando os mais adequados planos de contingência.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão longe de ser cumpridos de forma equitativa e internacional, já que as crises humanitárias deixam antever um cenário em que ‘Não deixar ninguém para trás’ não será facilmente exequível. Os esforços feitos pelos Estados são louváveis e os resultados obtidos indicam que se pode e deve fazer mais, de forma a aproximar-nos das metas dos ODS acordadas.

Em Portugal as políticas ambientais necessitam ainda de reforço na resolução dos problemas de gestão da água. Necessitamos de contribuir e criar, de forma colaborativa, uma espinha dorsal para a política da água que seja sustentada numa visão de longo prazo.

As políticas para a água devem ser estrategicamente pensadas e articuladas com as outras políticas públicas do ordenamento e planeamento territorial, da saúde, da agricultura, do turismo e da conservação da natureza, citando as mais pertinentes. Mas nessa articulação não deve perder-se a especificidade da água e a sua importância crítica para a salvaguarda futura e usos sustentáveis, de um bem que é insubstituível.

O Congresso da Água 2021, organizado em torno deste tema fundamental, procura assim contribuir positivamente para uma melhor definição pelo Governo da política da água em Portugal, num processo inclusivo e visando soluções de governança que garantam uma partilha equitativa dos benefícios decorrentes dos diferentes usos da água.

Inscrições