Arquivado: Alentejo Walking Festival: Escritas de Pedra e Cal

Alentejo Walking Festival celebra-se em Reguengos de Monsaraz com uma caminhada em Monsaraz no dia 27 de novembro

O Festival de Caminhadas TransAlentejo é o mais importante evento de Turismo de Natureza do Alentejo, decorrendo a sua primeira edição nos quatro fins de semana de Novembro de 2021.  As caminhadas do festival decorrem nos 50 percursos pedestres da Rede TransAlentejo, uma estruturação no terreno por iniciativa da Turismo do Alentejo ERT em parceria com os respetivos municípios do Alentejo. Este é atualmente o único produto turístico estruturado transversalmente a todo o território e tem agora um crescimento em cada concelho com as Redes Municipais de Percursos Pedestres da responsabilidades das autarquias. Além das caminhadas que decorrem ao sábado e domingo, o evento conta com Conferências sobre a temáticas de Turismo de Caminhadas, Turismo de Natureza e Desenvolvimento Territorial, realizadas às quintas feiras.

No Município de Reguengos de Monsaraz, o percurso que integra o festival é o percurso Escritas de Pedra e Cal, na Freguesia de Monsaraz.

Este percurso conta com 12km de dificuldade reduzida e que se traduz no seguinte trajecto:

• O percurso Escritas de Pedra e Cal tem início e fim na Vila Medieval de Monsaraz.
  • Da Vila de Monsaraz, e pelas ladeiras históricas, segue-se até à aldeia de Ferragudo e desta rumo ao Convento da Orada e Cromeleque do Xerez.
  • Do Convento da Orada segue-se rumo à aldeia de Outeiro pela Ponte Romana sobre a Ribeira da Pega.
  • Do Outeiro segue-se em direcção à aldeia da Barrada, passando pelo Menir do Outeiro.
  • Da Barrada, e por entre o olival milenar da Pega chega-se à Estrada Real da qual se pode fazer um desvio até ao Menir da Belhoa.
  • Regressando à Estrada Real, segue-se em direcção à aldeia de Telheiro onde se pode apreciar a magnífica Fonte.
  • Do Telheiro, e pela ladeira histórica chega-se novamente a Monsaraz.

Inscrições até dia 25 de novembro em: