Arquivado: BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora em Reguengos

Atualizado em 08/08/2023

A 16.ª Edição da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora vai estar em Reguengos de Monsaraz.

Nos dias 8, 9 e 10 de junho pode assistir aos espetáculos gratuitos no Espaço Santo Antoninho, um espaço dedicado aos mais jovens durante as Festas de Santo António, localizado nos Jardins da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.

dia 8 | 18h00 > “O Romance do Vaqueiro Benedito” por Mamulengo Presepada, Brasil

Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são clássicos da cultura popular e trazem parentesco com os personagens da Commedia Dell Arte: Benedito, Margarida, João Redondo e Doutor Mané Vou Lá Hoje. Outros são bem brasileiros, como Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-Bole, ‘ Palhaço da Vitória e Janeiro Vem Janeiro Vai. Alguns são mitológicos, como a Alma da Defunta Sem Vergonha, José Lusbel Tufá e o Jaraguá. Animais simbólicos também entram como a Cobra Grande Carpina, o Bumba Meu Boi Estrela e o Passarinho Boa Nova, além de outros chamados ao sabor dos improvisos e da comunicação direta com o público.
A história começa, e o sanfoneiro “afunfa o fole” para Rosinha, Janeiro e Palhaço da Vitória abrirem os trabalhos dançando Forró, Frevo e Baiano. Atraídos pela música, chegam Benedito, Margarida e o Boi Estrela, que estão fugindo das terras do Capitão João Redondo, pai de Margarida. Ela está grávida e, por isso, buscam abrigo na cidade entre a comunidade formada pela plateia. João Redondo os persegue e ataca a todos que se põem no caminho, chamando a Cobra para comer tudo que vê pela frente! Para alegria geral, mesmo com os perigos, a criança nasce. Alguém na plateia se habilita para ser madrinha ou padrinho?!

dia 9 | 19h00 > “The Alex Barti Show” por Alex Barti, Dinamarca

A primeira actuação com a marioneta Barti fantoche em 1988. Criou o espectáculo “Alex Barti”, um espectáculo sem texto. Toda a história, e a comédia, é expressa com movimento, mímica e música.
Os números desconcertantes e fascinantes de Alex Mihailovski & Mister Barti baseiam-se numa obra de trinta minutos em que a marioneta Barti se prepara para dar um concerto, enquanto o seu assistente um concerto, o perturba. É claro que, sem a cumplicidade de Alex, Barti não se daria ao trabalho de sair do piano, onde dorme, e Alex precisa da descontração de Barti para dar rédea solta aos seus delírios criativos.
A capacidade de manipulação do jovem criador dinamarquês Alex que desde 1986 improvisa na criação da marioneta, utilizando uma variedade de materiais, e a simbiose implausível entre o manipulador e a marioneta o espectador pode atravessar a fronteira entre a realidade e a ficção.

Barti não é tão humano como Alex? Porque Barti, a marioneta complexa, está viva! A forma como se move fala por si. De de repente olha para nós, gesticula, mostra os dentes, mexe os dedos, e o seu carácter, as suas emoções, os seus estados de espírito, as suas mudanças de humor refletem-se tão naturalmente na sua cara esfarrapada que não se consegue fazer mais nada senão ficar excitado. Os seus olhos estão sempre à procura de novas oportunidades para nos fazer sentir a essência da vida, a mais genuína a vida, a alegria mais genuína, a inocência.

A história baseia-se na mímica e na música. Barti adora o palco; no início é um pianista clássico, mas depressa se transforma numa estrela de rock, interpretando as peças mais conhecidas as peças mais famosas; depois mostra toda a sua paixão pelo flamenco com a sua guitarra espanhola, canta baladas, apaixona-se por canta baladas, apaixona-se por uma rapariga do público e começa o romance. Convida-a para o palco e canta-lhe uma canção de amor. O resultado é simplesmente espantoso: meia hora para continuar a sorrir e poder olhar, mesmo que seja apenas por alguns minutos.

dia 10 | 18h00 > “Pia , el Títere Maravilla” por La Puntual, Espanha

É uma comédia para todas as idades inspirada nos tradicionais espetáculos de marionetas de luva que que são representados desde a antiguidade nas ruas, praças e parques das cidades europeias.

Embora tradicional na sua forma e estrutura dramática, é contemporâneo na sua execução dinâmica e rítmica dinâmica e rítmica, bem como nas personagens atuais que aparecem. O espetáculo cativa o público com uma manipulação energética raramente vista, uma sucessão de situações, confrontos e gags que nos remetem para os que nos remetem para os temas clássicos e universais do bem e do mal, do amor, da luta contra o abuso, da amizade… por espectadores de todas as idades, que participam na ação e influenciam o ritmo do espetáculo.

Organização:
CENDREV – Centro Dramático de Évora