Arquivado: Exposição “Monsaraz antes da História – vestígios de um povoado na Idade do Bronze”

Atualizado em 31/03/2023

Exposição de arqueologia

Horário:segunda a quinta-feira: 10h30-13h00 | 16h00-22h00; sexta-feira a domingo: 10h00-23h00

A exposição “Monsaraz antes da História – Vestígios de um povoado da Idade do Bronze”, que estará patente no Museu do Fresco, pretende divulgar junto do grande público parte da História da Vila de Monsaraz que permanece, ainda em grande parte, desconhecida. Esta exibição centra-se na escavação arqueológica realizada pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e pela Associação Portanta na área traseira da Casa da Inquisição, em Monsaraz, local em que se identificaram os vestígios da mais antiga ocupação humana desta povoação, datados de cerca de 2000 anos antes da construção do seu castelo.

No entanto, para uma melhor contextualização destas importantes descobertas, a exposição inicia-se por fazer referência à realidade que era vivida pelas populações no fim do III / inícios do II milénio a.C.. Nesta época, o sistema magico-simbólico, social e produtivo conhecido até então transforma-se, nascendo uma nova sociedade, que abandona os antigos sítios, mantendo, no entanto, a sua ligação aos antepassados através dos velhos monumentos megalíticos que pontuavam a paisagem do atual concelho de Reguengos de Monsaraz.