A Malvada Associação Artística inaugura a exposição ‘Retratos de Reguengos’, com fotografias de José Miguel Soares, na Galeria de Arte da Igreja de Santiago em Monsaraz, no dia 27 de novembro, pelas 11h, mantendo-se neste espaço até ao dia 23 de janeiro de 2022. Esta exposição inclui-se no projeto ‘Topofilias’, que envolve a população excluída por envelhecimento e isolamento e tem como foco o espaço e o lugar praticado e vivido, como forma de recuperar e produzir memória através da construção de um olhar sobre e a partir do património humano. Realizado nos Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Évora e Reguengos de Monsaraz, o projeto inclui-se no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central promovido pela CIMAC e é apoiado pelo Município de Reguengos de Monsaraz. Esta é uma das cinco exposições fotográficas apresentadas nestes concelhos entre outubro e dezembro de 2021.
Projeto de fotografia com seniores
‘Topofilias’ é um projeto de Fotografia da Malvada, com criação e direção artística de Ana Luena e José Miguel Soares, que envolve a população excluída por envelhecimento e isolamento, tendo como foco o espaço e o lugar praticado e vivido, como forma de recuperar e produzir memória, através da construção de um olhar sobre e a partir do património humano. Realizado nos Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Évora e Reguengos de Monsaraz, o projeto inclui-se no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, promovido pela CIMAC. Explora-se o conceito de Topofilia, o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou o meio ambiente, uma associação que promove a ideia de pertença e de identidade cultural.
‘Topofilias’ desenvolveu-se quer nas aldeias típicas e nos centros históricos, cujo denominador comum é um passado admirável e extraordinário, quer nos espaços urbanos e periurbanos, simultaneamente polos de desenvolvimento, desordenamento e reorganização do território, quer nos espaços extensos, de paisagens naturais antropomorfizadas, onde a desertificação humana é mais do que uma tendência estatística. Em ‘Topofilias’, propomos um processo artístico que utiliza a fotografia como instrumento para desenvolver a relação entre os habitantes e o território, impulsionando o exercício de cidadania ativa a que todos temos direito. Um projeto que se baseia na partilha e na participação ativa do seu público-alvo, numa reflexão sobre si e o seu lugar, com quem se constrói ideias, imagens, identidade e cultura.
O projeto teve início em julho de 2020 e culmina em cinco exposições fotográficas que partiram do conceito de Topofilia, e que são apresentadas em vários espaços expositivos dos diferentes concelhos entre outubro e dezembro de 2021. As exposições incluem retratos e fotografias de materiais conexos resultantes das diferentes fases das ações artísticas que envolveram o público-alvo: em Sessões de Partilha nas quais se registaram fotografias e objetos e se realizaram retratos junto das suas casas, em jardins e espaços públicos; em Oficinas de Mapas e Roteiros nas quais se identificaram espaços através dos testemunhos recolhidos, fizeram-se visitas, caminhadas e passeios fotográficos; em Sessões de Retrato de Estúdio montadas em praças, mercados, associações e lares de idosos. Os retratos, o registo dos espaços recordados, dos objetos estimados ou perdidos constituem um depósito de pedaços de memórias e de vidas.