Skip to main content

Arquivado: Festival Artes (s)em Palco: Ensemble Med

Atualizado em 08/08/2023

3 de junho

21h30 > Centro de Recreio Popular – Palco Exterior | Motrinos

4 de junho

19h00 > Praça Bernardino Cruz | Campinho

 

Viola d’Amore a Chiavi & Moraharpa – Sérgio Calisto

Voz – Mariana Fabião

Percussão Histórica – Laurent Sauron

 

“Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval” é um programa intimista que homenageia o património musical medieval de raiz mediterrânica, procurando evidenciar a riqueza intercultural desta região, de uma forma historicamente informada, tanto na música escrita como na tradição oral. O repertório procura evidenciar o entrecruzamento estilístico entre as culturas coexistentes neste período na península ibérica: cristãos, judeus sefarditas e mouriscos, assim como o seu diálogo com o oriente, nos territórios da diáspora sefardita após o édito de expulsão durante o reinado de D. Manuel em 1492.

 


Nasceu 2012 em Utrecht, Países Baixos e desde então tem-se apresentado regularmente ao público nesse país, nomeadamente Kamermuziek Dag em Nicolaikerk Utrecht, Concertos Verão do Catharijne Museum, De Open Blokfluit Dagen Amsterdam, assim como nas Comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa na Universidade Ivane Javakhishvili em Tbilisi (Geórgia), e Womex em Santiago de Compostela, Espanha, como um dos ensembles selecionados pelo Eric Sahlstrom Institute. Em Portugal, tem-se apresentado de Norte a Sul do País, nomeadamente Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão (Portimão), Festival Sons Antigos a Sul (Lagos e Vila do Bispo), Jornadas Medievais (Sesimbra), Festival Med Classic (Loulé), Festival Percursos da Música (Ponte de Lima), Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, Dias d’As Virgens Negras (Vila do Bispo), Feira da Dieta Mediterrânica (Tavira), Igreja Matriz de Monsanto (Idanha-a-Nova), Casa da Música (Porto), Festival Fusos (Alte/Loulé) e Museu Oriente (Lisboa), onde estiveram ao vivo na Antena 2.

Organiza, desde Novembro 2018, em parceria com o Município de Idanha-a-Nova, um encontro anual de artistas da Bacia do Mediterrâneo, que homenageiam o património musical de raiz Mediterrânica e/ou Medieval, de raiz escrita e oral, em particular com a tradição dos adufes (pandeiros quadrados). É renomeado como Encontros / Encuentros / Encontri MED, desde 2019. Em 2020, prepararam um projeto único com o mestre da Gaita Galega Carlos Nuñez. Para 2022 têm prevista circulação internacional, apresentando-se no na Casa de Portugal | André de Gouveia da Cité Internationale Universitaire de Paris, França e na Sinagoga Bet Israel em Esmirna [Turquia].