Skip to main content

Festival Artes (s)em Palco: MAURINETA “Histórias do 25 de Abril”

Atualizado em 17/03/2022

21 de maio

21h30 > Centro Cultural e Recreativo | Barrada

22 de Maio

18h30 > Largo da Igreja| Carrapatelo

 

Maurício Rebocho e Versátil Ensemble

 

Marionetas – Maurício Rebocho

Oboé – Daniela Pinhel

Trompete – Hélio Ramalho

Contrabaixo – Bruno Martins

Viola Campaniça – Nelson Conde

Percussão – Vasco Ramalho

Voz – Joana Godinho

“Histórias do 25 de Abril” – Um espetáculo de marionetas de luva com uma vertente pedagógica mas dirigido a todas as idades, centrado na temática do 25 de abril de 1974, porque surgiu, o que aconteceu e o que nos trouxe. Tendo como personagem principal, o Zé Povinho, vão surgindo várias situações e peripécias divertidas que vão sendo resolvidas com maior ou menor dificuldade, clamando sempre pela justiça e pelo direito à liberdade. O espetáculo é acompanhado por seis músicos em palco, que ao longo da história dão vida ao enredo, interpretando obras temáticas e alusivas à época, como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Paulo de Carvalho.

 


O Projeto MAURIONETA iniciou-se em 1989 pelas mãos de Maurício Rebocho e desde aí foram inúmeras as participações em eventos e festivais a nível nacional, nomeadamente Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães, Bragança, Évora, Faro, Alcobaça, Ovar, Beja, Viseu, Sta Maria e Madalena do Pico (Açores), Esposende, Ponte de Lima e outros locais. Realizou espetáculos de teatro de fantoches no norte, centro, sul e ilhas de Portugal e Extremadura espanhola. A experiência acumulada confere-lhe um lugar de destaque no panorama nacional nesta área.

Para além da componente artística, o projeto Maurinetas, na sua componente de formação através de workshops ateliers, chegou a centenas de formandos nas áreas da construção de fantoches, marionetas de fios e outras formas animadas, contribuindo para a divulgação desta arte.

Os espetáculos em carteira são constituídos por histórias originais e/ou tradicionais adaptadas , abordando temáticas variadas promovendo a interação com o público.

Versátil Ensemble é um dos grupos residentes da Bolsa D’Originais Associação Cultural. O grupo é composto por vários instrumentos, desde as cordas, aos sopros, teclados e percussão, assim como vozes solistas e ensemble vocal. A sua constituição é ajustada às necessidades, consoante cada projeto artístico e desde a sua formação em 2019, já tem apresentado diversos espetáculos com repertório que vai desde a música erudita, à tradicional e ligeira.

Redimensionar o tamanho da letra
Contraste