Skip to main content

Arquivado: Artes (s)em Palco: Quarteto de Cordas Intermezzo

Atualizado em 31/03/2023

9 de abril

17h00 > Igreja Matriz, São Pedro do Corval

 

Violinos – Luís Rufo e Susana Nogueira

Violeta – André Penas

Violoncelo – Samuel Santos

 

Uma breve viagem pela história da música, começando no Barroco com Vivaldi e Bach, percorrendo o período clássico com obras dos mais célebres compositores para quarteto de cordas, como Mozart e Haydn, terminando no período Romântico. Quatro músicos com a capacidade de falar eloquentemente a uma só voz juntam-se dando a este repertório interpretações e sonoridades resultantes da cumplicidade artística e humana dos seus membros.

 


Formado em 1994, o Quarteto Intermezzo está desde o início empenhado na descentralização cultural através da realização de concertos e eventos promovendo a ligação entre as vivências informais do público, em atividades que englobam a apresentação de programas dedicados e interpretações contextualizadas, contribuindo para a difusão e criação de hábitos na comunidade e para o desenvolvimento de uma prática musical com objetivos culturais, sociais, educativos e de lazer, utilizando a formação de Quarteto de Cordas na interpretação de vários estilos musicais e em locais e situações inusitados.

Constituído inicialmente em Lisboa e com o nome de Ensemble Intermezzo, teve orientação com vários professores: Christopher Bochmann, Ceciliu Istfan, Paul Wakabayashi, e colaborou com o compositor Daniel Schwetz. A partir de 2006, o Quarteto estabeleceu-se no Alentejo, sendo o primeiro quarteto de cordas residente nesta região.

O Quarteto conta no seu currículo com a participação em vários Ciclos de Concertos e Festivais: Música nos Claustros, Évora; Festival Med, Loulé; Bienal da Utopia, Cascais, Musicando, Évora; Vª Cimeira Mundial do Tango; Festival de Teatro de Almada; Festival de Verão, Alenquer, Festival de Verão, Évora; Abril em Almodôvar; Mês da Música, Vidigueira; Musicalidades, Moita; Mês da Música, Aljustrel; Concertos “7 às 9”, C. C. B; Festival de Música Clássica Moura; Jornadas da Música, Almodôvar; AnimaChiado e BaixAnima, Lisboa; realizou Concertos em Alcochete, Almeirim, Caldas Rainha, Carrazeda Ansiães, Centro Cultural Belém, Fátima, Figueiró Vinhos, Fronteira, Guarda, Malveira, Mafra, Montijo, Odemira, Reguengos Monsaraz, Rio Maior, Sintra; entre outros. Participou no Projecto “Oralidades” em 2009 e 2010 actuando em Ravenna, Itália, e Sliven, Bulgária.