Arquivado: Mergulho nestas palavras | Oficina de Iniciação Teatral

Atualizado em 19/05/2024

A Oficina de Teatro é um projeto do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com o Plano Nacional das Artes, que se realiza em Reguengos de Monsaraz com a parceria da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Vai-se realizar nos dias 11 e 18 de maio no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, das 10h030 às 13h00 e das 14h30 às 17h00. Esta iniciativa é dirigida aos jovens dos 11 aos 18 anos e tem uma locação de 6 a 20 participantes.

Inscrições: https://forms.gle/tr4dBtzTmYyBLcKm7

Num mundo que gira a uma velocidade estonteante, dominado por tecnologias, ecrãs e distâncias, tornou-se mais importante que nunca apostar no encontro, na redescoberta da essência e no olhar para fora, para o mundo e para o outro.

E é nesta convicção que convidamos jovens a imergir nesta oficina de iniciação teatral, com um convite ao estímulo da imaginação, criatividade, capacidade de expressão e comunicação, espírito crítico e observação do nosso redor. Acreditamos que o Teatro tem em si todo um conjunto de ferramentas que são imprescindíveis para o crescimento integral do indivíduo e sua consciência do mundo.

Para esta oficina, a proposta é partir de uma página de um livro. Convidamos os participantes a trazerem um livro à sua escolha, que servirá como o primeiro passo desta jornada. Com este estímulo, partiremos para o exercício da expressão, da improvisação e da criação, brincando com as palavras, com o corpo, com o outro, com o espaço.

Objetivos

• Sensibilizar os jovens para a importância da expressão (pela voz, pelo corpo, pela face, pela palavra, pelo gesto) através da experimentação, descoberta e partilha;
  • Promover a consciência e desenvolvimento individuais;
  • Despertar as capacidades de expressão, espírito crítico e debate do indivíduo dentro do grupo;
  • Desenvolver a espontaneidade, criatividade e imaginação do indivíduo;
  • Utilizar a linguagem corporal e vocal como meio de expressão;
  • Experimentar o processo de criação artística teatral, partindo de livros escolhidos pelos participantes.