Arquivado: MMA’16 | Exposição do Grupo de Forcados Amadores de Monsaraz

Horário:segunda a quinta-feira: 10h30-13h00 | 16h00-22h00; sexta-feira a domingo: 10h00-23h00

A exposição patente na “Tertúlia Tauromáquica” tem como referência o Grupo de Forcados Amadores de Monsaraz, que se estreou em praça a 23 de julho de 2004, numa corrida de toiros realizada na Freguesia de Monsaraz e montada propositadamente para o efeito.

O Grupo é constituído maioritariamente por jovens com ligação à Freguesia de Monsaraz, mas ao longo do seu ainda recente percurso, tem acolhido outros que, vindos de outros locais, se enquadraram no espírito de grupo aqui existente, merecendo o respeito e a amizade dos companheiros. Apadrinhados pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor no seu primeiro debute em praça, o jovem Grupo de Monsaraz fez, nos últimos anos, mais de uma centena de atuações ao lado de quase todos os grupos de forcados nacionais.

Consagrado a Nossa Senhora da Lagoa, orago da Freguesia de Monsaraz, o Grupo de forcados Montesarense, para além da sua atividade tauromáquica, tem sido um exemplo a seguir por outros em atividades ligadas ao associativismo jovem, através da participação em eventos a favor de causas sociais e da comunidade.

O que une estes jovens é a dedicação ao grupo e o orgulho no envergar da jaqueta representativa da afición, da paixão pelos toiros e do respeito pelas tradições herdadas, que sente o povo trabalhador desta nobre terra.

A exposição que poderá ser visitada na sua sede partilha com os visitantes os momentos mais marcantes da vida deste grupo através da apresentação de um espólio que se assume como um tributo à arte tauromáquica.