Arquivado: MMA’16 | OCA Orquestra de Câmara do Alentejo

Concerto pela OCA – Orquestra de Câmara do Alentejo, com os solistas Ricardo Mendes (violino), Jean Aroutiounian (viola) e direção musical

É um projeto que reúne cerca de 36 jovens músicos, oriundos da região Alentejo, com formação qualificada e com uma experiência musical notável. Tem o triplo objetivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e a sua origem, de levar momentos musicais de excelência a um público o mais diversificado possível e proporcionar a alguns a oportunidade de trabalhar num conceito sinfónico, fulcral na vida musical dos mesmos.

A característica forte em que assenta a Orquestra é a pluralidade de experiências dos seus elementos, espalhados por inúmeros quadrantes da música e capazes, no todo, criar momentos e oportunidades próprias da diversidade “democrática” criativa.

A orquestra é formada por músicos efetivos ou colaboradores da Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Banda da Armada, Banda da Guarda Nacional Republicana e Banda da Força Aérea.

A ideia da sua criação tem como base a implementação de uma plataforma que promova oportunidades para que os músicos possam partilhar as suas experiências com a nossa região e apresentarem um contributo para o reforço da política cultural nacional. A identidade da orquestra passa também pela divulgação da música portuguesa, quer de compositores consagrados, quer criando um espaço de lançamento a jovens compositores nacionais. Para o efeito, preveem a criação de residências anuais entre a orquestra e promissores criativos musicais, dando privilégio aos alentejanos ou aos que estudem/trabalhem na região.

A vertente educativa é um dos pilares em que a Orquestra de Câmara do Alentejo é construída, contando com inúmeros professores na formação da orquestra e assumindo o plano formativo na nossa região como fator determinante na razão da existência da orquestra. O formato concerto/master classe é a sua grande aposta na preparação das temporadas, no entendimento de que as bandas filarmónicas são agentes culturais estratégicos na formação musical dos jovens.