Skip to main content

Webinar “Astronomia e Fotografia: Um Retrato dos Céus”

Atualizado em 09/12/2020

No dia 12 de dezembro de 2020, às 11h00 (de Portugal Continental), realiza-se o Webinar “Astronomia e Fotografia: Um Retrato dos Céus”, evento que antecede a maior chuva de Geminídas. A iniciativa é uma organização conjunta do Centro Local de Aprendizagem da Madeira, Praia da Vitória, Reguengos de Monsaraz e Silves, Centros pertencentes à Universidade Aberta – Universidade Pública Portuguesa de Ensino a Distância.

Querer fotografar os céus implica conhecer o que estamos a fotografar. A astrofotografia é, para além de uma forma de arte, um caminho para o conhecimento. Querer fotografar os céus implica conhecer o que se retrata. Convidamos cientistas e fotógrafos a partilhar conhecimento e arte. Participam na iniciativa o investigador Nelson Nunes, membro da equipa que em 1998 em Berkeley descobriu que o Universo se encontra em expansão acelerada, e que em 2011 valeu ao líder da equipa, o Prémio Nobel da Física; o professor Luís Azevedo Rodrigues; os fotógrafos amadores Isidro Vieira, César Filipe Pinheiro e Duarte Silva.

Esta iniciativa destina-se a curiosos e iniciantes na astronomia e fotografia, bem como, àqueles que já têm alguns conhecimentos mas querem melhorar, ainda, a quem deseja partilhar conhecimento sobre esta forma de olhar os céus.

A participação no evento é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia através do formulário https://forms.gle/vbtxkcL42N39ToXq8 . Os participantes, no final da iniciativa, podem solicitar a emissão de certificado de participação.

Redimensionar o tamanho da letra
Contraste