Início > Ermida de São Bento
Estabelecida no arrabalde da vila, esta capela, fundada nos finais do século XVI, com os donativos dos moradores de Monsaraz…
Estabelecida no arrabalde da vila, esta capela, fundada nos finais do século XVI, com os donativos dos moradores de Monsaraz com o propósito de servir as festas religiosas e os cultos dominicais, foi aglomerada no perímetro abaluartado seiscentista.
De estrutura simples e retangular, divide-se em dois planos distintos, que correspondem à nave e à capela-mor, contando, ainda, com uma sacristia adjacente a estes dois corpos. A nave é coberta por abóboda de berço e a capela-mor é revestida por cúpula, que se encontra decorada com pintura mural, realizada em 1629, com símbolos do padroeiro: a mitra, o cálice, o báculo e a cruz de Aviz.
A fachada principal encontra-se dividida em dois assentamentos, estando ladeada por contrafortes. No primeiro foi rasgado o portal, de moldura retangular, contornado por duas janelas do mesmo formato. O conjunto é finalizado por um frontão triangular, rasgado ao centro da luneta.
Ermida de São Bento ou Capela de São Bento
Foi fundada nos finais do século XVI com os donativos dos moradores de Monsaraz para servir os cultos dominicais e as festas religiosas anuais.
Implantada junto à porta da vila, a capela foi englobada pelo perímetro abaluartado construído à volta da povoação pelo engenheiro Jean Gilot durante as Guerras de Restauração.
A capela apresenta uma estrutura de linhas simples, característica da arquitetura chã da zona eborense. A planta retangular divide-se em dois corpos distintos, correspondendo à nave e à capela-mor, de secção mais reduzida que aquela. Do lado do Evangelho foi adossada a sacristia.
A fachada principal divide-se em dois registos, sendo rematada lateralmente por contrafortes. No primeiro foi rasgado o portal, de moldura retangular sem decoração, ladeado por duas janelas retangulares. O conjunto é rematado por frontão triangular, rasgado ao centro por luneta.
A nave, que compõe um espaço único, é coberta por abóbada de berço, não possuindo outros elementos decorativos. A capela-mor é revestida por cúpula, decorada com pintura mural de motivos de brutesco, executada em 1629, representando os símbolos do padroeiro, a mitra, o báculo e o cálice, bem como a cruz de Aviz, numa possível alusão ordem donatária do pequeno templo.
Localização
Cabeço de São Bento – Monsaraz, freguesia de Monsaraz
Tipo
Arquitetura Religiosa
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Decreto
Arquitetura Religiosa Imóvel de Interesse Público Desp. Abril 1976