Psicologicamente falando | Dicas para regresso às aulas
Atualizado em 11/09/2023Dicas para regresso às aulas:
– Ajustar as rotinas em casa às rotinas letivas (horário de deitar, período de estudo, preparar a mochila e a roupa para o dia seguinte, etc.);
– Reconhecer e identificar (no contexto familiar) receios e sentimentos de ansiedade através do diálogo, incentivando as crianças/jovens a expressarem as suas emoções e assegurando-lhes que é natural ter sentimentos diversos nesta situação;
– Mostrar sempre disponibilidade para ouvir a criança/jovem, tentando compreender as suas facilidades e dificuldades, as suas preocupações e medos;
– Sinta e transmita confiança na escola, mostrando que todas as pessoas na escola farão os possíveis para manter crianças seguras;
– Conversar diariamente com a criança/jovem sobre como foi o dia na escola e sobre o que a preocupa, mas também sobre o que deseja no regresso em cada dia, ajudando-a a antecipar os aspetos positivos;
– Participar e cooperar ativamente no processo educativo da criança/jovem, mantendo uma relação próxima e informada com os professores e outras pessoas de referência da escola, conhecendo as medidas de suporte à aprendizagem e apoiando a implementação dessas medidas;
– Manter sempre a comunicação com a escola, transmitindo aos professores todas as informações sobre a criança/jovem, nomeadamente, as necessidades, recursos e barreiras que a criança/jovem sente no percurso educativo;
– Estabelecer expectativas e objetivos realistas e razoáveis acerca do desempenho académico da criança/jovem. Comunicar-lhe que acredita no seu potencial;
– Apoiar a realização das tarefas escolares, procurando contribuir para a autonomia e autorregulação da criança/jovem no seu processo educativo;
– Estar atentos a sinais de alerta de comportamentos de risco;
– Conversar sobre bullying e cibersegurança;
– Recorrer ao apoio especializado de um psicólogo, na gestão da ansiedade, stress ou de outras dificuldades emocionais, comportamentais e sociais, sempre que sentirem necessidade.