Arquivado: Reguengos de Monsaraz vai participar no evento europeu Bom Dia Cerâmica com o filme “Oleiro por um dia”
Atualizado em 31/03/2023Iniciativa junta nas redes sociais cerca de 200 cidades de Portugal, Itália, França, Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa e Polónia
O Município de Reguengos de Monsaraz vai participar no evento europeu Bom Dia Cerâmica com o filme promocional “Oleiro por um dia”, gravado na Casa do Barro– Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval. Devido à pandemia de covid-19, este ano a iniciativa vai realizar-se nos dias 16 e 17 de maio através da publicação de filmes e séries de fotografias nas páginas Buongiorno Ceramicanas plataformas no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, produzidos por todas as cidades e vilas cerâmicas europeias, bem como por ceramistas, oleiros e empresas de cerâmica de referência pela sua produção artística, que permitam compartilhar a excelência e diversidade da criação europeia.
Lançado há vários anos pelas cidades cerâmicas italianas, o Bom Dia Cerâmica tem o apoio da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica e pretende chamara atenção do público para a importância da cerâmica na Europa, estendendo-se acerca de duas centenas de cidades cerâmicas de Itália, Portugal, França, Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa e Polónia. Em Portugal participam as cidades e vilas cerâmicas que integram a associação, nomeadamente Reguengos de Monsaraz, Alcobaça, Tondela, Aveiro, Oliveira do Bairro, Viana do Alentejo, Montemor-o-Novo, Barcelos, Redondo, Batalha, Vila Nova de Poiares, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Porto de Mós e Viana do Castelo.
No âmbito do Bom Dia Cerâmica será ainda lançada uma iniciativa intitulada Selfies Cerâmicas, dedicada a ceramistas, entusiastas, operadores e ao público em geral que gosta de cerâmica, convidando todos os que quiserem a publicar fotos diretamente nas suas redes sociais usando as hashtags #buongiornoceramica e #selfieceramico, marcando também as contas sociais do Buongiorno Ceramica (Facebook e Instagram). Nestas publicações em Portugal deverá, sempre que possível, ser tido em conta o objetivo de fazer uma promoção económica, comercial e cultural da cerâmica nacional produzida pelas oficinas, ateliês e empresas da cerâmica tradicional ou criativa, dando informação de como poderá ser adquirida pelos públicos internacionais. Portugal é o segundo produtor mundial de olaria e de cerâmica de mesa e decorativa, logo a seguir à China, o que representa a importância que o sector tem para o país.
No concelho de Reguengos de Monsaraz existe o centro oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior de Portugal com 22 olarias em atividade que continuam a pintar os motivos típicos do Alentejo, como por exemplo o pastor, a apanha da azeitona e a vindima. Por entre potes, rodas de oleiros e fornos descobrem-se peças utilitárias tradicionais, de quando o barro se moldava às necessidades dos trabalhos dos campos e das vidas humildes no Alentejo.
No concelho de Reguengos de Monsaraz foram encontrados vestígios de olaria desde os tempos pré-históricos, como por exemplo fragmentos de peças e depósitos de argilas com características para a atividade. Em 1276, D. Afonso III, no foral Afonsino de Monsaraz, reconhece privilégios aos oleiros do seu termo que poderiam assim ter livremente fornos de olaria. No foral Manuelino, de 1512, também há referência à olaria do concelho, e já em 1905 S. Pedro do Corval teria cerca de 30 oficinas em funcionamento, havendo a distinção entre as de louça miúda, as de talha para o vinho (seriam quatro) e as de tarefas para a aguardente (seis), o que demonstra também a importância da localidade na produção vinícola.
A olaria de S. Pedro do Corval é uma marca registada poiso Município de Reguengos de Monsaraz registou em 2008 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial as marcas nacionais “Olaria de São Pedro do Corval”, “Rota da Olaria”, “Rota dos Oleiros” e “Olaria”. Em 2015 foi inaugurada a Casado Barro, um centro interpretativo que visa preservar, promover e assegurar a sustentabilidade da olaria de São Pedro do Corval, proporcionando a todos os visitantes o conhecimento e a aprendizagem sobre a arte oleira e o barro através de oficinas, palestras e outras atividades.
Gabinete de Comunicação e Imagem | Carlos Manuel Barão
Tel: 266 508 048 | imprensa@cm-reguengos-monsaraz.pt